F1 2015: Vem aí o Safety Car virtual
A F1 vai adoptar o Virtual Safety Car (VSC) em 2015. A ideia já foi testada em algumas corridas no final da última temporada depois do acidente de Jules Bianchi, e a sua adopção tem muito a ver com o que se passou no GP do Japão.
A opção pelo VSC será decidida pela direcção de prova em casos em que se justifiquem duas bandeiras amarelas agitadas numa secção da pista e quando os concorrentes ou os comissários possam estar em condições de perigo, mas sem ser justificável a entrada do safety car real.
Todas as equipas serão avisadas sobre a criação de uma zona de VSC e nessas alturas os pilotos ficam proibidos de entrar nas boxes a não ser para efectuar uma troca de pneus. As reparações estão proibidas.
Será proibido conduzir de forma “extremamente lenta ou com mudanças súbitas de direcção”. Este tipo de comportamento será penalizado pela direcção de prova.
Quando as condições regressarem à normalidade, as equipas serão alertadas com uma margem de 10 a 15 segundos e os painéis com a sigla VSC passam a mostrar uma luz verde, que se manterá acesa durante 30 segundos.
Em termos teóricos parece uma medida acertada. Por um lado, pode ajudar a evitar situações como as que estiveram na origem do acidente de Jules Bianchi, por outro será menos danosa ao nível desportivo para quem está na frente ou a recuperar terreno. Parece positivo prescindir do verdadeiro safety car, que muitas vezes foi utilizado de forma desproporcionada e já teve influência na classificação, mas só a prática do VSC poderá comprovar esta teoria. Veremos o que acontece…
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015