F1 2015: Vettel e Raikkonen podem estar em dificuldades
Os testes agendados para Jerez de la Frontera nos primeiros dias de Fevereiro vão permitir conhecer as primeira formulações dos monolugares que vão disputar a temporada de 2015, mas as indiscrições começam a surgir…
No meio do diz-que-disse, fala-se que a Ferrari decidiu manter a geometria pull-road na suspensão dianteira, apesar desta ter sido uma explicação para as dificuldades sentidas por Kimi Raikkonen ao longo de 2014. O finlandês queixou-se, desde início, da falta de precisão do eixo dianteiro, uma característica da suspensão com o tirante inferior, e o estilo de condução de Raikkonen não é muito diferente do adoptado por Sébastian Vettel, que também aprecia uma frente precisa e reactiva.
Pode ter sido uma opção ditada por falta de tempo numa equipa que mudou rapidamente em curto espaço de tempo. O projecto começou por ser desenhado por Nicolas Tombazis, que deixou a sua posição a James Allison, que agora terá de contornar este problema.
A solução pode passar por uma solução semelhante à adoptada pela Mercedes em 2014, onde o triângulo inferior da suspensão assumia também uma função aerodinâmica, que também foi adoptada pela Red Bull. Mas em 2015 não será tão fácil, porque as alterações regulamentares definem novos constrangimentos para o “nariz” dos F1. É um caso a seguir com atenção….
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015