F1 2015: Mercedes já tem vantagem
Com o novo ano começou a contagem decrescente para o início do Mundial de F1 agendado para Jerez de la Frontera no início de Fevereiro. Podemos estar no defeso, mas todas as equipas trabalham arduamente para terminar os monolugares que serão enviados para os testes no sul de Espanha. Quem vai vencer esta corrida?…
Tradicionalmente a Sauber é a primeira equipa a concluir os trabalhos de pré-temporada, mas todas as atenções estão viradas para o duelo Mercedes-Ferrari e tudo indica que os alemães têm uma vantagem de duas semanas sobre os italianos. Toto Wolf, o responsável desportivo da Mercedes, já afirmou que o seu objectivo passa por terminar a montagem do W06 em meados deste mês, para poder realizar um teste preliminar em Silverstone antes da viagem para Espanha.
A Ferrari está mais atrasada. Maurizio Arrivabene, o novo responsável da Scuderia, afirmou que a Ferrari tem de aproveitar todo o tempo possível para trabalhar no desenvolvimento do novo monolugar antes de dar início à sua construção. A Ferrari está a correr contra o tempo e até pode sacrificar a tradicional apresentação da equipa e dos patrocinadores no final de Janeiro, “porque isso representa a perda de 3 a 4 dias de trabalho necessário para terminar o novo carro”.
A supremacia da Mercedes ao longo de 2014 permite que os alemães estejam em vantagem à partida da temporada de 2015, mas é importante considerar a ponderação dos italianos.
Realizar um F1 implica entre sete a oito meses, que vão do projecto aos estudos no túnel de vento, antes de alguma coisa começar a ser produzida. A derradeira fase necessita de 10 a 15 dias de trabalho, mas exige que todas as peças do puzzle estejam prontas para ser montadas e algumas delas têm de ser validadas, o que pode demorar duas ou três semanas.
Ser o último a chegar ao primeiro compromisso da temporada até pode não ser comprometedor se o trabalho que justifica esse atraso tiver sido produtivo. Mesmo assim, quem chega primeiro está à frente apesar dos resultados só poderem ser avaliados durante os testes que se realizam de 1 a 4 de Fevereiro na pista de Jerez de la Frontera.
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015