F1: A Ferrari ganha ou perde com a troca de Alonso por Vettel?…

Em termos de capacidade de condução, a Ferrari pode não ganhar grande coisa com a troca.Fernando Alonso mostrou nos últimos cinco anos que talvez seja o melhor da actualidade, apesar de nunca ter tido condições evidentes para chegar ao título com a Ferrari. Mas, mesmo assim, com um monolugar pouco competitivo, chegou a estar perto…

Já Sebastian Vettel, sendo o mais jovem piloto a vencer o primeiro dos quatro campeonatos que já conquistou, garantiu esses resultados ao volante daquele que indiscutivelmente o melhor carro do momento. Pode dizer-se que a sua passagem pela Red Bull surgiu no momento certo. É verdade que já tinha dado boa conta de si com a Sauber antes de ser recrutado para a Red Bull, mas ninguém esquece que, depois de ter batido regularmente Mark Webber, foi ofuscado este ano pelo recém-chegado Daniel Ricciardo, e isso não é o melhor cartão de visita…

A rapidez do alemão não está em causa, mas todos reconhecem que ele só é capaz de se ultrapassar quando encontra a simbiose perfeita com o carro que tem de guiar. Quando isso acontece é muito mais agressivo em qualificação do que Alonso, embora em corrida também seja capaz do pior. O seu currículo mostra que já perdeu corridas que só poderia ter ganho…

Seja como for, ao nível de ex-campeões do mundo é difícil assumir valores absolutos porque tudo depende de outros factores. Seja o envolvimento do desenvolvimento do carro, seja o FACTOR HUMANO.

E é em termos de RELAÇÕES HUMANAS que poderemos encontrar as maiores diferenças entre Alonso e Vettel, e aqui a Scuderia pode sair a ganhar. O espanhol é famoso pelo seu egocentrismo. Há rumores de grandes discussões no seio da equipa fomentadas pelo carácter de um piloto que gosta de ir muito além das suas tarefas, assumindo-se como o patrão. Isto contrasta com o bom ambiente que se viveu na Ferrari nos tempos de Michael Schumacher, que tinha fortes laços com os mecânicos e os engenheiros.

Com Sebastian Vettel a Scuderia poderá acalmar. O jovem alemão é menos egoísta do que o espanhol e pode abrir as portas ao diálogo com os engenheiros e até com Kimi Raikkonen, com quem terá de dividir o trabalho de desenvolvimento do novo carro. Com mais calma será possível trabalhar melhor…

Mas ninguém espera que o Ferrari de 2015 seja radicalmente mais competitivo do que de 2014, e isso poderá ser um handicap para o novo recruta da Ferrari. Se não tiver um monolugar à sua medida, vai ter mais dificuldades do que Alonso, porque não lida tão bem com uma frente imprecisa, travagens desequilibradas ou com rodas traseiras que escorregam. O espanhol adapta-se melhor às condições do momento.

Mas Sebastian Vettel só tem 26 anos e pode dar-se ao luxo de esperar por mais um título, enquanto Alonso aos 33 está mais do que impaciente ao ver o tempo e as oportunidades a passarem-lhe à frente. E isto pode fazer toda a diferença. Veremos…


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