F1: Arrivabene é o novo patrão da Scuderia
MAURIZIO ARRIVABENE é o novo director-geral da Ferrari GES, logo, o “capo” da Scuderia. Marco Mattiacci ficou pelo caminho. Tal como se previa (dissemo-lo aqui no Paddock na altura certa) ele foi sempre um erro de casting e será apenas recordado por ter sido uma arma de arremesso de Sergio Marchionne (patrão do Grupo Fiat-Chrysler) contra Luca di Montezemolo.
“Decidimos nomear Maurizio Arrivabene porque este é um momento histórico para a Scuderia e para a F1 e temos necessidade de uma pessoa que conheça a fundo não só a Ferrari, mas os mecanismos de governo deste desporto. Maurizio tem um património de conhecimentos único porque está há anos muito próximo da Scuderia, e como membro da Comissão de F1 conhece bem os desafios que tem pela frente. Foi sempre uma fonte constante de ideias para a renovação da F1. Também é extremamente vasta a sua experiência de gestão que apurou em mercados complexos e fortemente regulados, o que o ajudará a motivar e gerir a Scuderia”.
Esta declaração de Sergio Marchionne é quase tão redundante como a evidência de que Marco Mattiacci estava a mais numa área que lhe era totalmente estranha. Serviu os intentos do novo patrão da Ferrari para afastar Luca di Montezemolo e juntar a presidência do Grupo Fiat-Chrysler à liderança da Ferrari, mas a sua continuação ao leme da Scudera iria beliscar a própria imagem de Sergio Marchionne e isso ele não podia aceitar…
Maurizio Arrivabene vem da Philip Morris, o patrocinador da Scuderia. Era responsável do canal estratégico e de eventos de marketing. Esteve sempre muito próximo da Ferrari e dos seus pilotos. Apaixonado pela competição, chegou a alinhar como piloto no Paris-Dakar em 1987. Será o sétimo responsável da Scuderia desde a morte de Enzo Ferrari em 1988 e tem uma grande relação com Andrea Agnelli, o presidente da Juventus e uma das figuras de proa da família que controla o Grupo Fiat-Chrysler.
A sua tarefa é mais complicada do que nunca, porque a Scuderia atravessa um dos piores momentos da sua história. Mas este é um sinal de que a revolução está em curso em Maranello.
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015