F1: Duelo aerodinâmico entre a Ferrari e a Red Bull

 

Em Xangai, a luta entre as equipas que correm atrás da Mercedes foi marcada pela vantagem da Ferrari face à Red Bull. “Mesmo que tivéssemos adoptado uma estratégia diferente, não seria fácil ficar à frente de Alonso”, admitiu Christ ian Horner, o responsável da equipa austríaca. “O Ferrari era mais rápido em recta”.

As duas equipas estão entregues a um duelo intenso ao nível do desenvolvimento aerodinâmico e Adrain Newey, o projectista da Red Bull nem se deslocou à China para ultimar os desenvolvimentos que estão a ser ultimados para o GP de Espanha.  A Ferrari está a fazer o mesmo e espera-se que o F14T apresente em Barcelona um novo “nariz”, que já passou o crash test da FIA.

É o único caminho a seguir, porque não podem alterar a arquitectura dos seus motores, cujo desenvolvimento foi congelado a partir do dia 28 de Fevereiro.

Mesmo assim, tanto a Ferrari como a Renault foram autorizadas a introduzir novas soluções ao nível da fiabilidade e se os franceses estão a trabalhar no sistema de lubrificação do turbo e no veio do motor eléctrico alimentado pelos gases de escape (MGU-H), os italianos procuram evoluir a cartografia do seu V6 Turbo.

A vantagem da rapidez do Ferrari em Xangai poderá ser explicada pelo trabalho que a Scuderia realizou ao nível do apuramento aerodinâmico, mas o Red Bull RB10 é mais eficaz na tracção em aceleração à saída das curvas mais lentas, já que nas rápidas os dois monolugares parecem equivalentes.


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