Consumo na Red Bull: o quilo não é igual ao litro

A desclassificação de Daniel Ricciardo (Red Bull) no GP da Austrália só será clarificada no dia 14 de Abril, altura em que se reúne o Tribunal de Apelo da FIA. Até aqui tudo normal. A burocracia necessita de tempo, mas a decisão é tanto mais urgente quanto pode revolucionar a nova regulamentação do consumo que está a espartilhar a F1.
De acordo com os novos regulamentos, e independentemente da redução do volume dos depósitos de combustível, há uma regra clara: o fluxo de combustível para o motor não pode ultrapassar os 100 kg/hora. Esta norma é monitorizada ao segundo por sensores da própria FIA (integrados em cada motor) que, neste caso, parecem ter dados diferentes dos recolhidos pelos sensores da Red Bull.
É aqui que nasce o problema, que pode ter influência no desenrolar do campeonato. Quais são os dados verdadeiros… Os da FIA ou os da equipa? É isso que o Tribunal pode clarificar.
A FIA está satisfeita com o desempenho dos seus sensores, mas nunca impediu as equipas de terem um sistema paralelo. Durante o GP da Austrália avisou a Red Bull que estava próxima de ultrapassar os limites regulamentares, um aviso que também estendeu à Mercedes, que chegou a estar à beira de uma situação semelhante.
Os alemães ultrapassaram o problema mas a Red Bull ignorou o alerta, apostando apenas nos dados próprios que diz ter em seu poder. É aqui que reside o problema. Por um lado, um quilo de combustível ou de algodão continua a ser um quilo e uma equipa não pode banalizar uma informação da FIA porque tem outra que lhe dá mais jeito.
Parece que foi isso que a Red Bull fez, da mesma forma que nos últimos anos também conseguiu andar no fio da navalha dos regulamentos, com algumas interpretações que lhes eram favoráveis. Como os austríacos já conseguiram fazer vencer as suas ideias, se calhar até podem vir a mostrar que os sensores da FIA estão errados, que a medida do fluxo de carburante deve ser aferida de outra forma, ou que um quilograma/FIA não tem o mesmo peso do que o quilograma universal. Na F1 tudo é possível.
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015