DAKAR 2014: Sainz contra os Mini (com vídeos)

Carlos Sainz com o Buggy red Bull em testes
Já cheira a Dakar. A grande maratona tem início este fim de semana e Stephane Peterhansel – o vencedor da última – edição volta a ser o grande favorito ao volante de um dos Mini da equipa x-Raid. (http://www.youtube.com/watch?v=v3pIQ8tqNm4)
Mas para alem do francês, que entre vitórias nas motos e nos carros, totaliza 10 triunfos, a equipa de Sven Qandt volta a contar com Nasser Al Attyiah. É um importante reforço para os Mini mas, ao mesmo tempo uma dor de cabeça para a equipa: não é fácil gerir a ambição de dois potenciais candidatos à vitória.
Mesmo assim, com dois pilotos rápidos e muito experientes e toda a experiência dos homens da x-raid, qualquer coisa que não seja a vitória será uma pesada derrota.
O Buggy que Philippe Gache fez para Carlos Sainz é a grande incógnita, (http://www.youtube.com/watch?v=wTYQoKmNnZw) mas no ano passado estes protótipos já mostraram que são capazes de discutir a vitória. Podem ter um curso de suspensão maior do que os restantes 4×4, o que lhe dá uma boa vantagem nas zonas de mau piso. Nas dunas não têm a ajuda da tracção total, mas podem utilizar pneus mais largos e também estão autorizados a utilizar um sistema que permite encher ou vazar os pneus em andamento, não necessitando de parar para regular a pressão dos pneus nas zonas de muita areia e isso pode fazer toda a diferença.
Por isso Carlos Sainz tem todas as condições para poder pensar em mais uma vitória, tanto mais que graças ao apoio da Red Bull criou uma estrutura onde é rei e senhor e onde todos trabalham para ele. Acompanhado por Timo Gottschalk, um experiente navegador, tem todas as condições para poder garantir a vitória com um carro de duas rodas motrizes, algo que até hoje apenas Jean Louis Schlesser conseguiu.
Mas ninguém se pode esquecer dos carros tradicionais e entre eles estão pick ups como a Toyota Hilux do sul-africano De Villiers, um piloto que gosta de causar surpresa. Ele será um dos grandes out-siders da próxima edição do Dakar, podendo tirar partido do duelo entre os Mini da X-Raid e o Buggy de Carlos Sainz.
Carlos Sousa regressa este ano ao Dakar com o seu Haval, o SUV da Great Wall, e o top ten volta a ser o primeiro objectivo.
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015