F1: Análise da vitória Ferrari em Xangai

A Ferrari teve uma demonstração de força como há muito não se via e Fernando Alonso garantiu uma vitória clara. O espanhol esteve irrepreensível ao longo da corrida e capitalizou uma excelente partida que o deixou no segundo lugar. Mas, o sucesso passou também pela estratégia definida e pela sua gestão atrás do muro das boxes, onde foram decididos os momentos ideais para as paragens para troca de pneus.
Quando o engenheiros aconselharam o espanhol para ser mais cauteloso, a resposta – “I’ m not pushing” – mostra que a Scuderia tinha tudo sob controle, o que mostra que é necessário contar com o F138 para a luta pelo título, tanto mais que esta foi uma corrida “normal”, o mesmo é dizer que não foi influenciada por condições externas, como a meteorologia.
“Nada poderia ter corrido melhor”, admitiu Fernando Alonso, no final do GP da China. “Foi uma vitória muito especial porque a corrida complicada e cheia de acção e, juntamente com o segundo lugar que garantimos na Austrália, mostra que o carro é competitivo e estamos em condições para discutir os lugares do pódio”, acrescentou Fernando Alonso.
Mas o resultado de Felipe Massa (6º) não esteve ao nível da demonstração de força do espanhol. O brasileiro foi sacrificado aos interesses de Fernando Alonso. A sua primeira paragem foi retardada e duas voltas com os pneus macios e um regresso à pista no meio do pelotão, explicam o resultado final.
Mas os problemas não ficaram por aqui. “O início de corrida foi excelente e o carro estava óptimo, mas depois da primeira paragem, com os pneus médios, comecei a sentir problemas de granulação no trem dianteiro, que me atrasaram. É uma situação que tem a ver com as condições da pista, mas também com o meu estilo de condução”, afirmou o brasileiro. “Durante o fim-de-semana não me senti à vontade com estes pneus e não tive sucesso em tentar poupá-los. Sem esta dificuldade poderia ter lutado por um lugar no pódio”.
Apesar do sucesso de Fernando Alonso, Stefano Domenicali, o responsável da Scuderia, não embandeira em arco. “Estou muito satisfeito com uma vitória que foi muito difícil e depois da Malásia é muito importante ver Fernando [Alonso] no lugar mais alto do pódio, porque isso mostra a qualidade do trabalho realizado pelos rapazes de Maranello, mas esta é apenas a tereceira corrida da temporada e o GP do Bahrain vem já a seguir e nesta fase incila do campeonato não é fácil tirar grandes conclusõe
Classificação final
Pos Piloto Equipa Tempo/Dif.
1. Alonso Ferrari 1h36:26.945
2. Raikkonen Lotus-Renault + 10.168s
3. Hamilton Mercedes + 12.322s
4. Vettel Red Bull-Renault + 12.525s
5. Button McLaren-Mercedes + 35.285s
6. Massa Ferrari + 40.827s
7. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 42.691s
8. Di Resta Force India-Mercedes + 51.084s
9. Grosjean Lotus-Renault + 53.423s
10. Hulkenberg Sauber-Ferrari + 56.598s
11. Perez McLaren-Mercedes + 1m03.860s
12. Vergne Toro Rosso-Ferrari + 1m12.604s
13. Maldonado Williams-Renault + 1m33.861s
14. Bottas Williams-Renault + 1m35.453s
15. Bianchi Marussia-Cosworth + 1 volta
16. Pic Caterham-Renault + 1 volta
17. Chilton Marussia-Cosworth + 1 volta
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