F1: Análise da vitória Ferrari em Xangai

 

A Ferrari teve uma demonstração de força como há muito não se via e Fernando Alonso garantiu uma vitória clara. O espanhol esteve irrepreensível ao longo da corrida e capitalizou uma excelente partida que o deixou no segundo lugar. Mas, o sucesso passou também pela estratégia definida e pela sua gestão atrás do muro das boxes, onde foram decididos os momentos ideais para as paragens para troca de pneus.

Quando o engenheiros aconselharam o espanhol para ser mais cauteloso, a resposta – “I’ m not pushing” – mostra que a Scuderia tinha tudo sob controle, o que mostra que é necessário contar com o F138 para a luta pelo título, tanto mais que esta foi uma corrida “normal”, o mesmo é dizer que não foi influenciada por condições externas, como a meteorologia.

“Nada poderia ter corrido melhor”, admitiu Fernando Alonso, no final do GP da China. “Foi uma vitória muito especial porque a corrida complicada e cheia de acção e, juntamente com o segundo lugar que garantimos na Austrália, mostra que o carro é competitivo e estamos em condições para discutir os lugares do pódio”, acrescentou Fernando Alonso.

Mas o resultado de Felipe Massa (6º) não esteve ao nível da demonstração de força do espanhol. O brasileiro foi sacrificado aos interesses de Fernando Alonso. A sua primeira paragem foi retardada e duas voltas com os pneus macios e um regresso à pista no meio do pelotão, explicam o resultado final.

Mas os problemas não ficaram por aqui. “O início de corrida foi excelente e o carro estava óptimo, mas depois da primeira paragem, com os pneus médios, comecei a sentir problemas de granulação no trem dianteiro, que me atrasaram. É uma situação que tem a ver com as condições da pista, mas também com o meu estilo de condução”, afirmou o brasileiro. “Durante o fim-de-semana não me senti à vontade com estes pneus e não tive sucesso em tentar poupá-los. Sem esta dificuldade poderia ter lutado por um lugar no pódio”.

Apesar do sucesso de Fernando Alonso, Stefano Domenicali, o responsável da Scuderia, não embandeira em arco. “Estou muito satisfeito com uma vitória que foi muito difícil e depois da Malásia é muito importante ver Fernando [Alonso] no lugar mais alto do pódio, porque isso mostra a qualidade do trabalho realizado pelos rapazes de Maranello, mas esta é apenas a tereceira corrida da temporada e o GP do Bahrain vem já a seguir e nesta fase incila do campeonato não é fácil tirar grandes conclusõe

 

Classificação final

 

Pos  Piloto         Equipa                       Tempo/Dif. 

1.  Alonso         Ferrari                    1h36:26.945
 2.  Raikkonen      Lotus-Renault              +  10.168s 
 3.  Hamilton       Mercedes                   +  12.322s 
 4.  Vettel         Red Bull-Renault           +  12.525s 
 5.  Button         McLaren-Mercedes           +  35.285s 
 6.  Massa          Ferrari                    +  40.827s 
 7.  Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari         +  42.691s 
 8.  Di Resta       Force India-Mercedes       +  51.084s 
 9.  Grosjean       Lotus-Renault              +  53.423s 
10.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari             +  56.598s 
11.  Perez          McLaren-Mercedes           +  1m03.860s
12.  Vergne         Toro Rosso-Ferrari         +  1m12.604s
13.  Maldonado      Williams-Renault           +  1m33.861s
14.  Bottas         Williams-Renault           +  1m35.453s
15.  Bianchi        Marussia-Cosworth          +     1 volta
16.  Pic            Caterham-Renault           +     1 volta
17.  Chilton        Marussia-Cosworth          +     1 volta

 

 


Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Directórios | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
PERSONARE.XL | Classificados | Emprego | Jogos | Horóscopo | Lojas on-line | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.