F1: Pirelli clarificou segredos dos pneus que levou para a Malásia

A Pirelli fez um estudo sobre o desempenho dos pneus ao longo da qualificação para o GP da Malásia. e as indicações que forneceu no GP da Austrália, quando afirmou que era possível uma estratégia de duas paragens, esteve na origem da vitória de Kimi Raikkonen (Lotus).
A Pirelli levou para a Malásia os pneus mais duros e os médios e houve equipas que, devido ao asfalto abrasivo de Sepang, equacionaram a possibilidade de fazerem três ou mais paragens e, para alem disso há que equacionar os riscos da chuva. O fornecedor de pneus pensa que três paragens serão suficientes, caso a pista se dispute com piso seco.
Para a Pirelli, nas condições ideais, a melhor opção passa por começar a corrida com os pneus médios, que podem ser trocados pelos duros na primeira paragem por volta da 9ª volta, antes de voltarem a ser montados os médios entre a 29ª e 40ª passagem . A alternativa passa por começar o GP com os médios, troca-los por pneus semelhantes e fazer um longo turno final com os pneus duros até ao final.
Segundo Paul Hembery, o responsável desportivo da Pirelli, “há uma diferença de 0,8s por volta entre as duas misturas disponíveis”, mas com a imprevisibilidade meteorologia há uma grande diferença entre a teoria e a prática.
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