F1: Red Bull olhada com desconfiança

Sebastian Vettel considera que não foi a alteração na cartografia do motor Renault dos Red Bull, que provocou a falta de competitividade do RB8 na qualificação para o GP da Hungria. “A alteração no mapa de funcionamento do motor tem muito menos influencia do que se pensa”, afirmou o campeão do mundo. “Temos tido alguma dificuldade para encontrar o melhor equilíbrio, mas isso não tem nada a ver com as alterações” ditadas pela FIA.

No entanto, ninguém duvida que a regulação da curva de binário do motor Renault visa melhorar o aerodinamismo, logo o equilíbrio do carro e não deixa de ser estranho que o campeão do mundo tenha tido dificuldade em passar para a derradeira fase de qualificação (Q3).

 

Questões antigas do RB8

 

A questão da cartografia dos motores da Red Bull foi um dos temas mais “badalados” no paddock do GP da Hungria onde houve quem recordasse, que no GP do Canadá a FIA obrigou a equipa a alterar o sistema de comando manual da suspensão, que permitia alterar facilmente a altura do carro.

De acordo com o regulamento este tipo de operação deve ser feito nas boxes e com ferramentas e não pelo piloto, que pode alterar a configuração do carro na entrada para o pit-lane, antes de ser verificado pelos comissários técnicos.

A equipa defendeu-se sempre afirmando que era um mero dispositivo para evitar perdas de tempo nas boxes, mas o que é certo é que ele foi banido e a Red Bull teve de alterar os seus carros.

Seja como for, já são muitas controvérsias a envolver a mesma equipa numa temporada que ainda vai a meio…


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