WRC: Loeb ganhou na Grécia

Sebastien Loeb (Citroën DS3 WRC) venceu o Rali da Grécia, garantindo o quarto triunfo em seis provas disputadas e dilatando para 31 pontos a sua vantagem sobre Mikko Hirvonen, o seu companheiro de equipa. Foi a terceira vitória do francês na prova helénica, mas esteve longe de ser a mais fácil…
Um furo na parte final do rali e uma luta aguerrida por parte dos pilotos dos Ford Fiesta não deram descanso a Loeb, que colocou a cereja no topo do bolo ao vencer a Superespecial.
O regressado Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta WRC) começou por liderar a prova – depois de ter estado ausente na Argentina –, mas foi penalizado por um erro que lhe custou um furo nos troços de Sábado. O finlandês perdeu quatro minutos e acabou por justificar o terceiro lugar final. Peter Solberg, no outro Ford Fiestra WRC oficial, errou na escolha de pneus, danificou o Fiesta e bateu no primeiro troço de Sábado.
Quase se pode dizer que a Ford voltou a oferecer a vitória à Citroën. Loeb liderava com uns expressivos dois minutos de vantagem. Tinha tempo para tudo, o que lhe permitiu parar para trocar um pneu. Hirvonen era uma ameaça controlada e Latvala estava muito atrasado.
Mads Osberg (Adapta Ford), o vencedor do Rali de Portugal, recuperou até ao quarto lugar. Terminou à frente do consistente Martin Prokop (Czech Ford), numa prova onde Armindo Araújo não foi feliz.
Depois de não cumprir três especiais (5 minutos de penalização em cada), Armindo Araújo e Miguel Ramalho regressaram no derradeiro dia de prova e terminaram o Rali da Grécia na décima primeiro posição da classificação geral.
Sem possibilidade de recuperar a desvantagem para os adversários que o precediam na classificação e com apenas com apenas cinco troços para disputar, o piloto português realizou uma secção tranquila e levou sem problemas o MINI John Cooper Works até ao final. “Pouco ou nada podíamos fazer para subir lugares na classificação e fizemos as especiais com intuito de chegar ao final. Terminámos muito próximos dos pontos, mas acabámos por não conseguir chegar ao nosso objectivo, já que ontem essa tarefa ficou praticamente comprometida”, referiu o piloto de Santo Tirso.
Em jeito de balanço final, Armindo Araújo classifica o desfecho da prova grega como “o possível perante todas as dificuldades”, mostrando-se ciente que “o MINI ainda não consegue ser competitivo em ralis com condições tão duras e este é um aspecto que terá de ser trabalhado intensamente para o futuro. O nosso ritmo foi sempre imposto a pensar na necessidade de poupar ao máximo a mecânica, mas, anda assim, acabámos por ser vítimas de um problema. Foi um rali extremamente difícil e, se não foi a mais positiva em termos de resultado, foi, no entanto, importante para ver a evolução do MINI em condições tão exigentes como estas”, acrescentou
Classificação final
Cla. Piloto Equipa/carro Tempo/difer. 1. Sebastien Loeb Citroen 4h42m03.3s 2. Mikko Hirvonen Citroen + 40.0s 3. Jari-Matti Latvala Ford + 3m04.8s 4. Mads Ostberg Adapta Ford + 6m16.4s 5. Martin Prokop Czech Ford + 7m46.5s 6. Thierry Neuville Citroen Junior + 9m41.4s 7. Sebastien Ogier VW Skoda + 12m59.9s 8. Yazeed Al Rahji Yazeed Ford + 20m12.2s 9. Ott Tanak M-Sport Ford + 23m18.9s 10. Abdulaziz Al-Kuwari Seashore Mini + 28m40.5s 11. Armindo Araujo Portugal Mini + 30m28.6s Armindo Araújo
|
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015