WRC: Loeb “nomeado” vencedor do Rali da Argentina

Estamos a meio do penúltimo dia do Rali da Argentina – numa altura em que Armindo Araújo (Mini) mantém o nono lugar da geral – e, em condições normais, Sébastien Loeb será o vencedor. A Citroën decidiu, está decidido…

Este segundo dia no Rali tem sido movimentado: a Citroën partiu à frente, mas Sébastien Loeb apenas tinha um décimo de segundo de vantagem sobre Mikko Hirvonen. O francês foi o mais rápido no primeiro troço e o finlandês ganhou os dois seguintes, mas a vantagem do campeão do mundo aumentou para 2,1 segundos. Esta guerra aberta só poderia acabar mal e, depois de ter praticamente garantidos os dois primeiros lugares da geral, a Citroën não podia ficar de braços cruzados a assistir ao duelo entre os seus dois pilotos.

Yves Matton, o responsável pela equipa francesa, optou por acabar com as dúvidas e decidiu que os seus pilotos deveriam manter as posições. Por isso, a meio da segunda etapa, Sébastien Loeb foi “nomeado” vencedor. Salvo qualquer problema, poderá festejar a sua 70ª vitória no Campeonato do Mundo de Ralis em Villa Carlos Paz.

Dani Sordo (Ford Fiesta WRC) não logrou acompanhar o ritmo dos Citroën DS3 WRC e o seu atraso foi aumentando, embora nunca tivesse sido verdadeiramente ameaçado por Mads Ostberg (Ford Fiesta WRC).

“Fiquei surpreendido no início da etapa quando ganhámos tanta vantagem relativamente ao Dani Sordo”, reconheceu Yves Mantton. “Considerei que não fazia sentido arriscar perder pontos importantes no campeonato e falei com os pilotos. Pedi-lhes para manterem a sua posição, controlando o andamento do Dani”.

Para o responsável da Citroën “foi uma decisão difícil, sobretudo porque surge após o Rali de Portugal, onde o Mikko foi desclassificado. Mas essa é uma questão do foro humano e os pilotos sabem que o nosso grande objectivo é a conquista do campeonato de construtores e que não seria aceitável que qualquer coisa pudesse impedir-nos de garantir os dois primeiros lugares da geral.”

Com esta decisão, Mikko Hirvonen volta a ser derrotado pela sua equipa. Foi sacrificado pelos “interesses superiores” da Citroën, que também esteve na origem da sua desclassificação no Rali de Portugal, devido a um erro do tipo “esperteza saloia”.


Anunciar on-line | Assinaturas | Contactos | Directórios | Notícias por RSS | Promoções | Serviços Móveis Record | Serviços Móveis CM
PERSONARE.XL | Classificados | Emprego | Jogos | Horóscopo | Lojas on-line | Tempo

Copyright ©. Todos os direitos reservados. É expressamente proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edirevistas, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina.
Consulte as condições legais de utilização.