Ferrari FXX K com 1050 cv custa 2,5 milhões

A Ferrari vai apresentar no próximo fim de semana em Abu Dhabi o FXX K, uma evolução do LaFerrari, que optimiza o sistema KERS (derivado da F1) para poder chegar aos 1050 cv de potência.
Apenas serão produzidas 30 unidades deste modelo que terá um preço de 2,5 milhões de euros (antes de impostos) e será utilizado num programa que a marca promove junte de um lote exclusivo de clientes, que utilizam este tipo de modelos em circuito, mas nunca em competição.
O motor V12 do LaFerrari foi reformulado. Conta com novas árvores de cames e um novo sistema de gestão das válvulas, que ditou uma alteração da cartografia de funcionamento do motor. As alterações passam ainda pela optimização das condutas de admissão e pelo desenho dos escapes, que também deixaram de contar com silenciadores.
O funcionamento do renovado sistema HY-KERS passa a ser controlado pelo condutor, que pode optar por uma de quatro opções:
– Qualify – para maximizar as performances durante um número limitado de voltas (não quantificado).
– Lon Run – para garantir um nível de performances constante.
– Manual Boost – para maximizar o binário instantâneo.
– Fast Charge – para potenciar as cargas rápidas das baterias de lítio.
A imagem do novo FXX K é naturalmente mais agressiva do que a do LaFerrari. Na zona frontal destaca-se a volumosa entrada de ar e uma dupla asa que forma o spoiler, a mesma solução que foi adoptada nos Ferrari que participam no Mundial de Resistência.
O perfil não foge muito à imagem do LaFerrari, mas notam-se várias alterações destinadas a potenciar a eficácia aerodinâmica
A traseira também pode parecer semelhante, mas é mais alta. A volumosa asa é marcante na imagem. É móvel e pode estender-se até 60 milímetros. Dois braços compostos por uma barbatana vertical e um perfil horizontal ajudam a maximizar o apoio aerodinâmico.
Ficha técnica
Potência total: 1 050 cv
Binário total: + de 900 Nm
Potência do motor térmico: 860 cv/9 200 rpm
Regime máximo: 9 250 rpm
Binário do motor térmico: 750 Nm/6 500 rpm
Potência do motor eléctrico: 140 Kw (190 cv)
MOTOR TÉRMICO
Tipo: V12
Cilindrada: 6 262 cc
Potência específica: 137 cv/l
DIMENSÕES E PESO
Comprimento: 4 896 mm
Largura: 2 051 mm
Altura: 1 116 mm
Entre-eixos: 2 650 mm
Distribuição de massas: 41% à frente/59% atrás
CAIXA DE VELOCIDADES
Tipo: automática de 7 velocidades com dupla embraiagem
SUSPENSÃO
Frente: triângulos sobrepostos
Traseira: multilink
PNEUS
Tipo: Pirelli P-Zero Slik
Frente: 285/650 – R19x10 ½
Traseira: 345/725 – R20x13
TRAVÕES
Frente: 398x223x36 mm
Traseira: 380x253x34 mm
- F1: Testes em Jerez – Kimi Raikkonen não embandeira em arco - 5th Fevereiro 2015
- F1: Testes em Jerez- Raikkonen terminou em beleza - 4th Fevereiro 2015
- Jeep Renegade já chegou - 4th Fevereiro 2015