— ler mais..

Pela terceira semana, “Factor X”, da SIC, alcançou audiência superior a “Casa dos Segredos”, da TVI. É uma esperança. Entre o programa que explora as capacidades artísticas e aquele que traz à tona..." /> — ler mais..

Pela terceira semana, “Factor X”, da SIC, alcançou audiência superior a “Casa dos Segredos”, da TVI. É uma esperança. Entre o programa que explora as capacidades artísticas e aquele que traz à tona..." /> Telespetadores resistem à boçalidade - Quinta do Careca - Record

Quinta do Careca

Voltar ao blog

Telespetadores resistem à boçalidade

28 Outubro, 2013 845 visualizações

Pela terceira semana, “Factor X”, da SIC, alcançou audiência superior a “Casa dos Segredos”, da TVI. É uma esperança. Entre o programa que explora as capacidades artísticas e aquele que traz à tona o pior do ser humano – com casos de prostituição, violência, mudanças de sexo, piercings no pénis e outras misérias que ultrapassam a imaginação mais delirante – as pessoas preferem surpreendentemente o primeiro.

Surpresa não pela opção favorável ao que é positivo, mas pela tenaz resistência dos telespetadores a sucessivas doses de boçalidade que procuram, sob a aba larga do divertimento, minimizar o valor do trabalho e do talento, e promover a fama do nada. Não é um fenómeno português, a luta pela sobrevivência empurra a “criatividade” para trilhos cada vez mais perversos.

E maior seria ainda a diferença entre o “Factor” e a “Casa” se a produção da SIC tivesse integrado no júri uma personalidade excêntrica, um “cromo” que gerasse audiências. Não sei se temos por cá gente desse calibre. Bem, ter até temos, mas anda tudo a armar na vida política.

Antena paranoica, publicado na ediçãp do CM de 26 outubro 2013