1. Faltam 89 anos para o fim do século, mas o FC Porto pode gabar-se de ser a 14.ª melhor equipa do Mundo, numa tabela que a federação de estatísticas se encarregará de ir atualizando até 2100. Passe o exagero, esta notícia sobre o mérito desportivo dos dragões faz lembrar o desequilíbrio que existe naqueles países que estão no top quanto aos índices de avaliação da OCDE e depois são umas nódoas nas estatísticas da Amnistia Internacional.

2. O FC Porto tem sido indiscutivelmente a equipa portuguesa mais relevante dos últimos 20 anos, com resultados conseguidos a partir de uma gestão criteriosa nas decisões, mas é também o fundador de um estilo de direção ditatorial que não admite o direito à palavra pública, quanto mais a uma opinião divergente. Não é por isso estranho que no tempo das redes sociais – do Twitter, do Facebook… – os futebolistas pagos a peso de ouro, que não têm direito a uma cidadania de pleno direito, vão publicando desabafos. Como Guarín e Fucile, embora este já tenha sido alvo de uma reconversão acelerada ao “villasboísmo”.

3. Apesar do atraso civilizacional que representa, esta combinação mérito desportivo-gestão ditatorial tem feito escola e é no Benfica que encontra os maiores entusiastas, empenhados em encontrar o segredo do Santo Graal portista. Os futebolistas e treinadores papagueiam verdades oficiais na Benfica TV e quando têm jornalistas por perto parecem menores sem vontade própria. A equipa vai virando resultados na Liga Europa, que outra razão poderá existir para explicar o sucesso, se não a mudez dos jogadores, que vão “postando” umas coisas no espaço virtual, escapando ao unanimismo da comunicação?

4.Dias Ferreira, candidato às eleições do Sporting, desencantou o nome de Futre para integrar a sua lista, mas aquilo que parecia um lance de génio acabou por se tornar num percalço incontrolável: na opinião de muito adeptos eleitores, o “Paulinho do Montijo” é mais do FC Porto ou do Benfica, do que propriamente um leão de referência.

5. As eleições do Sporting estão a tornar-se num caso sério de indefinição política. O tempo passa e ainda não apareceu “o candidato”. E os que estão em campo nem com os préstimos milagrosos (pagos principescamente) das agências de comunicação lá vão. Adivinha-se uma eleição triste. A esperança, entre os sportinguistas, é que dê um presidente feliz.

6. Liedson chegou ao Corinthians e depressa se tornou no jogador de referência da equipa, com 4 golos marcados em 3 jogos. Cedê-lo foi um erro, por muito que os gestores falem.

7.O Manchester United acaba de renovar o contrato a Ryan Giggs (37 anos). Há jogadores que são mais-valias, apesar de não entrarem no “cash-flow” anual.