Cronologias da Grande Recessão

09/08/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

Passam hoje cinco anos sobre a data que ficará na história como o início de uma das maiores crises económicas e financeiras da história da humanidade: a 9 de Agosto de 2007 o BPN Paribas retirou de negociação três fundos por incapacidade de os valorizar num mercado onde a liquidez havia secado. O BCE tem nesse dia a sua primeira cedência de liquidez de emergência nesta crise. Foi acompanhado nos dias seguintes por vários bancos centrais. desde então muitas mais operações de estímulo e resgate tiveram lugar. A crise financeira começava em toda a sua força, mas ainda não se adivinhava o descalabro que aí vinha.

 

Cinco anos depois, escolhemos 25 datas que nos últimos cinco anos marcaram a Grande Recessão que continua e ameaça acabar com a Zona Euro. Podiam ser muitas mais. Aqui ficam a nossa escolha, algumas das melhores cronologias que encontrámos e o convite para propostas e debate sobre as datas mais relevantes desta crise.

 

O BCE, por exemplo, disponibiliza na sua página uma cronologia interactiva que permite acompanhar com bastante detalhe os desenvolvimentos na Europa, com destaque para o papel (central) que o banco central vem desempenhando na crise. A escolhas em Frankfurt desvalorizam um pouco os desenvolvimentos fora da Europa, tanto na política orçamental, como financeira. Ainda assim é uma cronologia a reter, com a vantagem de disponibilizar links para os documentos oficiais que suportam cada data.

 

 

Para quem quiser acompanhar em detalhe toda a dimensão monetária e financeira da crise nos EUA, há pelo menos duas reservas federais norte-americanas que ajudam. A Reserva Federal de St. Louis e a Reserva Federal de Nova Iorque disponibilizam duas cronologias detalhadas, com especial enfoque nos EUA. Para quem está deste lado do Atlântico, o principal problema em ambos os casos é a menor intensidade com que são acompanhados os últimos anos, nos quais é a Europa que está no centro das atenções.

 

Outra cronologia que merece algum tempo é a do Council of Foreign Relations, um think-thank norte-americano. Também mais centrada nos EUA, esta cronologia é contudo a mais equilibrada entre as várias dimensões da crise (nomeadamente entre as medidas adoptadas pelos bancos centrais e as da responsabilidade exclusiva dos governos dos dois lados do Atlântico). É também a melhor cronologia do ponto de vista gráfico, com a vantagem que oferecer ainda duas outras cronologias: “Regulação e Desregulação 1880-Presente” e “Capitalismo em Teoria e na Prática 1776-Presente”.

 

 

Finalmente, o The Guardian também oferece alguns recursos que vale a pena consultar. O primeiro é uma cronologia da crise que, sendo fraca quando comparada com as anteriores, inclui aspectos específicos sobre a crise Reino Unido que estão ausentes nos restantes trabalhos. Mais interessante é a actualização que agora fazem de um trabalho de 2009 em que o jornal britânica escolheu 25 rostos responsáveis pela crise. Onde estão eles agora?

 

   

 

Para terminar aqui ficam as 25 datas que escolhemos hoje no Negócios:

 

09.Agosto.07: Primeira intervenção do BCE; 14.Setembro.07: Corrida ao Northern Rock; 14.Março.08: Bear Sterns comprado pelo JP Morgan; 15.Setembro.08: Lehman Brothers pede insolvência; 21.Setembro.08: Goldman Sachs e JP Morgan deixam de ser bancos de investimento; 30.Setembro.08: Irlanda anuncia sozinha garantia total sobre banca; 03.10.08: Hank Paulson consegue aprovação do TARP; 07/08.Outubro.08: três maiores bancos da Islândia colapsam; 08.Outubro.08: Oito bancos centrais cortam juros; 13.Outubro.08: Reino Unido nacionaliza vários bancos; 15.Outubro.08: Comissão propõem garantia de depósitos alargada na UE; 02.Novembro.08: Portugal nacionaliza BPN; 15.Novembro.08: Primeira reunião G-20 após queda do Lehman Brothers; 02.Abril.09: G-20 de Londres coordena política financeira; 10.Outubro.09: Papandreou ganha eleições gregas; 02.Maio.10: primeiro resgate à Grécia; 27.Junho.10: G-20 de Toronto marcado por divergências; 28.Novembro.10: Aprovado resgate irlandês; 05.Maio.11: Aprovado resgate a Portugal; 21.Julho.11: Aprovado segundo resgate à Grécia e FEEF melhorado; 05.Agosto.11: S&P corta rating máximo dos EUA; 08/09.Dezembro.11: UE aprova pacto orçamental e BCE prepara empréstimos a três anos; 09.Março.12: reestruturação da dívida grega termina com sucesso; 09.Junho.12: Espanha pede resgate; 29.Junho.12: UE aprova empréstimos directos aos bancos e planos para supervisor bancário comum;       

 

 

 

 

 

 

Rui Peres Jorge