A emigração prejudica Portugal

09/08/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

Edward Hugh tem-se destacado na análise da crise, não sendo uma das vozes mais optimistas. Só agora chegámos à análise que fez há umas semanas no “A Fistful of euros” sobre a situação portuguesa e onde apresenta os pontos fortes e fracos do ajustamento nacional, e defende de forma muito razoável que Portugal não deverá conseguir regressar aos mercados em Setembro de 2013. Mas uma das dimensões mais interessantes do “post” é a análise à importância dos factores demográficos para o (in)sucesso nacional e a crítica à posição do Governo de incentivar a emigração de cidadãos portugueses, isto num país com uma dinâmica demográfica desfavorável. Vale também a pena ler os comentários e o debate sobre se a análise é ou não demasiado pessimista. Uma boa oportunidade para perceber melhor como Portugal está a ser visto lá fora. Além disso estamos também a ler:

 

2. PRODUTIVIDADE – II. David Justino, no Quarta Republica, defende a importância da educação para aumentar a produtividade e aponta para um estudo sobre o tema aplicado ao Canadá.

 

3. More on manufacturing convergence. Dani Rodrik escreve sobre os resultados de investigação recente onde conclui que, apesar da ausência de convergência ao nível da produtividade nas economias como um todo, a produtividade nas indústrias dos vários países tendem de facto a convergir, isto independentemente as instituições, da geografia ou das políticas nacionais.

 

4. Our Summer of Climate Truth. A maior seca dos tempos modernos nos EUA ao mesmo tempo que a China experimenta as maiores chuvadas de que há registo. Sinais das profundas alterações climáticas que muitos erradamente ainda teimam em negar, escreve Jeffrey Sachs no Project Syndicate.

 

5. Welcome to the ECB. No Vox, Charles Wyplosz analisa os contributos do BCE liderado por Mario Draghi para a crise e não poupa elogios ao italiano.  

Rui Peres Jorge