Ursos de goma salvam a Europa?

22/07/2011
Colocado por: Bruno Simões

 

Créditos: Reuters

 

A Europa decidiu ontem os próximos passos da ajuda à Grécia. Ficou definido, entre outros, o valor do novo resgate – 109 mil milhões de euros – bem com o valor da participação dos privados no resgate. De início será de 37 mil milhões, mas até 2019 irá ascender a 106 mil milhões de euros, estima o Conselho Europeu.

 

Portugal também saiu com razões para estar satisfeito com o desfecho da cimeira extraordinária, tal como admitiu o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Lisboa viu os juros do empréstimo europeu descerem de 5,7% para 3,5%, e o prazo para o reembolso duplicou. Já não é de sete anos e meio mas sim de 15 anos.

 

Razões suficientes para o DN, na edição de hoje, ter chamado à capa a foto que acima se reproduz, comentando: “O lanche que salvou a Grécia e ajudou Portugal”.

 

Nós achamos, porém, que o que salvou o euro não foi o lanche, foi algo que estava no lanche. Uma análise cuidada da fotografia, em que aparecem George Papandreou sorridente e Angela Merkel a tirar café do termo, mostra uma mesa repleta de apetitosos petiscos: fruta, bolachas, chocolates e… gomas de ursinhos. É verdade. Algumas das pessoas mais influentes da Europa petiscaram gomas de ursinhos.

 

 

Se não foi isto que salvou Portugal, o que mais terá sido?

 

P.S.: Merkel tem sido criticada por ser pouco europeísta, mas desconfiamos que foi a própria chanceler quem levou estas gomas. É que é precisamente na Alemanha que está sediada a empresa que mais gomas de ursinhos produz em todo o mundo – a Haribo.

Bruno Simões