Reacção dos economistas: recuperação em curso, mas “ténue”

14/08/2014
Colocado por: Nuno Aguiar

O PIB português teve um crescimento homólogo de 0,8% no segundo trimestre do ano, com uma variação de 0,6% em cadeia. Um resultado positivo, mas que deve ser “relativizado”, refere Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP). Filipe Garcia aponta que não se “revela um forte incremento da actividade”.

 

Nota do editor: No “Reacção dos Economistas” pode ler, sem edição do Negócios, a análise aos principais indicadores económicos pelos gabinetes de estudos do Montepio, Millennium bcp, BPI, NECEP (Universidade Católica) e IMF, isto sem prejuízo de outras contribuições menos regulares. Esta é parte da “matéria-prima” com que o Negócios trabalha e que agora fica também ao seu dispor.

Núcleo de Estudos de Conjuntura sobre a Economia Portuguesa (NECEP)

 

1 – O crescimento trimestral de 0.6% do PIB é uma notícia positiva e que corresponde a um crescimento acima da dinâmica recente da economia portuguesa. Este é o segundo crescimento mais elevado desde o 2º trimestre de 2013 quando se iniciou a recuperação da economia portuguesa. É ainda um dos maiores da zona euro, que teve crescimento nulo no 2º trimestre do ano, alinhado com o crescimento da Espanha e apenas superado pela Letónia. De notar que a Alemanha teve uma ligeira contracção de 0.2% tal como a Itália, e que a França manteve mais um trimestre de crescimento nulo.

 

2 – O significado deste crescimento trimestral para Portugal  deve porém ser relativizado já que vem na sequência de uma contracção de igual dimensão no primeiro trimestre o que coloca o PIB ligeiramente acima do nível do 4º trimestre do ano passado e apenas 1.9% acima do valor mais baixo observado no primeiro trimestre de 2013. O que significa que há ainda um longo caminho a percorrer até se atingirem de novo os níveis do PIB de 2010, anteriores à crise de financiamento da economia portuguesa e ao início do programa de ajustamento.

 

3 – Em termos homólogos o crescimento foi de 0.8%. A taxa de variação do ano terminado neste trimestre foi de 0.6% e é positiva pela primeira vez desde o 2º trimestre de 2011. O destaque do INE nota algum abrandamento da procura interna em particular do investimento, e que terá sido alguma recuperação das exportações de bens e serviços que permitiu o crescimento trimestral. Será melhor esperar pela primeira estimativa do INE em Setembro para ter uma melhor leitura dos dados das diversas componentes do PIB.

 

4 – Parece agora mais claro que a recuperação da economia portuguesa está em curso, embora a um ritmo ainda muito ténue. Ainda assim, os dados continuam com um comportamento algo errático e há muitos efeitos pontuais que dificultam a sua interpretação. Os mais óbvios são os efeitos de calendário e as exportações, mas também a reposição do subsidio de férias e o modo como poderá ter já influenciado os dados do segundo trimestre bem como o seu impacto no terceiro.

 

5 – Finalmente, a crise no BES não parece ter tido qualquer efeito mensurável nas contas nacionais do 2º trimestre apesar dos elevados prejuízos divulgados. Mas não excluímos a possibilidade de que possam vir a notar-se efeitos nos próximos trimestres. A nossa hipótese de base porém é que esses efeitos não devem colocar em causa o cenário geral de crescimento ligeiro em 2014 projectado pela generalidade das instituições..”

 

Filipe Garcia – IMF

 

1 – A subida de 0.6% em cadeia é o que mais se destaca nesta estimativa rápida, sobretudo num contexto em que vários países da zona euro apresentaram crescimento nulo ou mesmo negativo no trimestre.

 

2 – Mas deve ter-se em atenção que a evolução do PIB em Portugal continua a ser influenciada pelas flutuações ao nível das exportações. A concentração de um grande volume de exportações em algumas grandes empresas faz com que as variações de vendas de uma empresa em concreto tenham grande impacto nos números finais. No primeiro trimestre, o abrandamento das exportações (muito devido à flutuação de produção na refinaria de Sines) tinha resultado num número do PIB pior do que o esperado. Neste trimestre temos a situação inversa. Por outro lado, o reconhecimento por parte do INE de um nível mais alto de despesa pública também beneficiou os dados do trimestre.

 

3 – Apesar de ser um número positivo e melhor do que o esperado, não revela um forte incremento da actividade. Não há sinais, por exemplo, que o consumo interno e o investimento estejam a acelerar.

 

4 – Continuamos com a opinião que 2014 será um ano de crescimento, mas muito moderado e dependente da procura externa, que se adivinha poder desacelerar na 2ª metade do ano. O “caso BES” é um claro factor de risco para a performance da economia portuguesa no que resta do ano.

 

 

Nuno Aguiar