1. More on safe assets (Paul Krugman, The Conscience of a Liberal). E se as taxas de juro baixas não resultarem da procura de activos seguros, mas reflectirem apenas a crença na manutenção de taxas directoras perto do 0% durante muito tempo? Debate entre Krugman e Brad DeLong.
2. Medidas não anunciadas (Pedro Pita Barros, Momentos Económicos). Acerca dos problemas gerados pela política de comunicar políticas já tomadas, como aconteceu com as o congelamento das pensões antecipadas.
3. The ECB's lethal inhibition (Barry Eichengreen, Project Syndicate), ou por que é que a estratégia de “ajuda aos bochechos” seguida pelo BCE é muito arriscada.
4. Budgetary wishful thinking (Jeffrey Frankel, Project Syndicate), acerca dos problemas das previsões orçamentais super optimistias. Que não são, como mostra Frankel, uma idiossincrasia portuguesa.
5. Jury still out in eurozone recovery (Martin Wolf, The Irish Times). Um olhar sobre os desequilíbrios externos que causaram a crise do euro e o tempo que demorarão a ser curados.
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012