Pedro Lains: “Curiosidade estrangeiras”

15/04/2011
Colocado por: massamonetaria

Nota do editor: Pedro Lains, professor no ICS e bloguer, entre outros, em Pedro Lains, aceitou o convite do massa monetária e, até ao final de Abril, publicará os seus posts também nesta casa.

 

1. Segundo li num artigo de opinião do WSJ de ontem, a Grécia está a ferro e fogo. Há vilas com barricadas, há gente que destrói máquinas de pagamentos, que não paga portagens. A esquerda radical está ao rubro. E chega a haver mortes por causa dos distúrbios. O governo, ao que parece, não consegue impor as medidas necessárias para os cortes.

2. Na Irlanda fala-se cada vez mais na restruturação da dívida. Está patente no “Irish Economy”, num artigo do mesmo WSJ de ontem – o artigo é de Portes, um eichengreeniano, gente que por cá poucos conhecem, e é muito desconhecido lá pelas bandas do PSD (não são comunistas, revela-se já aqui) -, e em outros locais importantes.

3. Fishman, um amigo que nos conhece bem e que passa temporadas no ICS onde tem interessantes conversas de almoço, escreveu um artigo muito interrssante no NYT, a falar de injustiças. Um pouco à esquerda demais para mim (ele sabe), mas a mostrar como as coisas podem ser vistas de maneira diferente.

4. Perante a Comissão com medo da Alemanha e da Finlânida (com razão) e o BCE, o FMI está a representar o lado “pomba” da troika que por aí anda a ver as nossas contas (com o direrito). Ironias da história.