O presidente da Reserva Federal, Ben Bernanke, encontra-se em 2011 onde Volcker se encontrava em 1979: perante uma economia a desfazer-se e com as armas habituais (quase) completamente inutilizadas. A comparação é feita hoje no New York Times por Christina Romer, que defende uma nova abordagem à política monetária: trocar o “inflation targeting” por um “Nominal GDP targeting”. Ben Bernanke needs a Volcker moment, no NYT. Além disso, também estamos a ler:
2. More Thoughts on weaponized keynesianism, por Paul Krugman. O académico de Princeton discute a velha questão keynesiana: será que encher e tapar buracos é mesmo bom para a economia? E o raciocínio aplica-se às despesas militares? (no The Conscience of a Liberal)
3. Does redistributing income reduce poverty?, por Jagdish Bhagwati. O professor de Columbia defende que a solução para a pobreza passa em primeiro lugar por mais mercado. Um bolo maior permite aos pobres comerem fatias mais volumosas (mesmo que a percentagem se mantenha) ou ao Governo ser mais generoso (no The Project Syndicate).
4. The ECB's battle against the central banking, por Brad deLong. Mais uma crítica à insistência do BCE em não actuar (explicitamente) como um “lender of last resort”, na linha daquilo que tem vindo a ser defendido por Paul Krugman e Paul de Grauwe (no The Project Syndicate).
5. Did you hear about the bankers?, por Thomas Friedman. Um artigo interessante sobre o poder que a banca ganhou no pa política americana e a importância de a fazer recuar nos próximos nos (no NYT).
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012