Fonte: OCDE (2012) Fiscal Consolidation: how much, how fast and by what means
A OCDE publicou na semana passada um artigo sobre sustentabilidade orçamental, avisando para a necessidade de políticas de consolidação orçamental que acautelem os desenvolvimentos de longo prazo em termos de pressões causadas pelo envelhecimento populacional através de despesas com Segurança Social e Saúde. Um dos resultados mais surpreendentes é o facto de, na medida de esforço destacada pela OCDE, Portugal ser dos países em melhor situação internacional.
Na análise, os economistas da OCDE calculam qual teria de ser a melhoria no saldo orçamental primário (isto é, o saldo sem juros) para que a dívida pública caia para 50% do PIB em 2050. Portugal teria de melhorar o seu saldo orçamental em 3% do PIB. Melhor entre os 26 países analisados, apenas Suécia (0%), Dinamarca (1,96%), Suíça (2,23%) e Itália (2,57%).
Estes resultados não são alheios à última reforma da segurança social, que introduziu o factor de sustentabilidade no cálculo das pensões, como evidenciou novamente a Comissão Europeia na última análise à sustentabilidade da dívida (Pág. 22).
- Carlos Costa e o colapso do BES. Negligente ou injustiçado? - 23/03/2017
- Os desequilíbrios excessivos que podem tramar Portugal - 21/03/2017
- A década perdida portuguesa em sete gráficos - 15/12/2016