11 datas chave para o mês que aí vem

13/08/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

Um “souvenir” a marcar a data das últimas eleições gregas em Atenas Fonte: Chris Ratcliffe/Bloomberg

 

Se a primeira quinzena de Agosto foi relativamente suave em acontecimentos relevantes para o futuro da Zona Euro, o mês que se segue, especialmente a primeira quinzena de Setembro, guardam várias datas-chave. Aqui ficam onze dias em que pode querer ver notícias de economia.

 

14 de Agosto: PIB trimestral na Zona Euro
O Eurostat divulga a primeira estimativa do PIB da Zona Euro no segundo trimestre (Portugal divulga não só o PIB, como também os dados de emprego). Já se sabe que, em cadeia, Itália contraiu 0,7%e Espanha 0,4%, acusando o impacto das medidas de austeridade e as dificuldades financeiras.

 

20 de Agosto: Grécia no limbo
Atinge a maturidade uma obrigação grega de 3,2 mil milhões de euros detida pelo BCE. O Estado grego emitiu ainda dívida de muito curto prazo para fazer face a esta necessidade. Troika só decide se empresta mais dinheiro em Setembro. Também hoje é data limite para o governo grego concretizar as medidas que lhe permitirão adoptar medidas das austeridade avaliadas em 11,5 mil milhões de euros.

 

22 a 25 de Agosto: Samaras viaja pela Europa
Samaras, o primeiro-ministro grego, reúne com responsáveis europeus para os convencer da sua capacidade de implementar as medidas de austeridade de 2013 e 2014 avaliadas em 11,5 mil milhões de euros. A 22 recebe Juncker, a 24 e 25 visita Merkel e Hollande, respectivamente.

 

23 Agosto: DGO publica execução orçamental até Julho
Direcção-geral do Orçamento revela os dados da execução orçamental até final de Julho. Serão os últimos dados oficiais divulgados a tempo da troika incorporar na sua avaliação.

 

28 Agosto: Troika em Lisboa
Chegam a Lisboa responsáveis da troika para a fase final da quinta avaliação do programa de ajustamento.

 

Setembro: Troika na Grécia
As equipas da troika regressam à Grécia para avaliar os planos do Executivo e a situação da economia e das contas públicas. Para evitar novo “default” a Grécia necessita que a troika libertaeum novo empréstimo Outubro. Possível decisão sobre nova reestruturação da dívida grega.

 

3 de Setembro: Eurogrupo extraordinário
A agência de notícias italiana ANSA avançou esta semana que os ministros das Finanças da Zona Euro reunirão a 3 de Setembro, num encontro extraordinário, com o objectivo de debater a situação na Grécia e em Espanha. Reunião antecede a do BCE.

 

6 de Setembro: Reunião do BCE
BCE terminará a reunião mensal. É esperado um corte na taxa de juro. As atenções estarão centradas na avaliação da situação europeia e nas clarificações sobre eventuais compras de obrigações em mercado secundário, uma medida que pode ser essencial para Espanha e Itália.

 

11 de Setembro: Barroso propõe supervisão bancária comum
Dow Jones e a Bloomberg garantiram esta semana que a Comissão Europeia irá apresentar a sua proposta para um modelo de supervisão bancária comum no dia 11 de Setembro. O modelo deverá conferir um papel central ao BCE nessa área. A decisão final é esperada até ao final do ano.

 

12 de Setembro: Constitucional alemão decide
É conhecida a decisão do Tribunal Constitucional alemão sobre se aceita a ratificação do parlamento alemão aos novos poderes dos fundos europeus de resgate – nomeadamente a recapitalização directa de bancos e a aquisição de obrigações. Holanda vai a votos.

14 de Setembro: Nova reunião do Eurogrupo
Eurogrupo volta a reunir-se em Setembro num encontro regular. A proposta de supervisão bancária cmum estará em cima da mesa, assim como os eventuais pedidos de assistência financeira de Espanha ou Itália e intervenções do BCE no mercado de dívida.

 

Rui Peres Jorge