Outras citações do Papa Francisco que Ricardo Salgado podia ter usado

14/08/2014
Colocado por: Nuno Aguiar

 

Ricardo Salgado dá hoje uma entrevista ao Diário Económico, a primeira desde que foi detido para interrogatório no âmbito do processo Monte Branco. Nela cita três vezes o Papa Francisco:

 

“Não chores pelo teu sofrimento, luta pela tua felicidade.”

 

“Não chores pelo que perdeste, luta pelo que tens.”

 

“Não chores pelos que te abandonaram e luta pelos que estão contigo.”

 

papa

 

O Massa Monetária decidiu procurar outras citações do Papa Francisco que Ricardo Salgado poderia ter utilizado na entrevista.

 

Olhemos à volta. Quantas feridas foram infligidas à humanidade pelo mal. Guerras, violência, conflitos económicos que atingem os mais fracos, ganância pelo dinheiro, poder, corrupção, cisões, crimes contra a vida humana e contra a Criação.”

 

“[O mundo] está ainda dividido por ganância que procura ganhos fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e a família.”

 

Algumas pessoas continuam a defender as teorias de “trickle-down” [riqueza vem de cima para baixo, que assumem que o crescimento económico, encorajado pelo mercado livre, vai inevitavelmente conseguir trazer maior justiça e inclusividade no mundo. Esta opinião, que nunca foi confirmada por factos, expressa uma confiança ingénua na bondade daqueles que têm o poder económico e no funcionamento sacralizado do sistema económico dominante.”

 

A grave crise financeira e económica do presente […] empurrou o homem para procurar satisfação, felicidade e segurança no consumo e ganhos para lá de qualquer relação com os princípios de uma economia sólida. As crises económicas sucessivas devem levar a uma reflexão acerca dos nossos modelos de desenvolvimento económico e a uma mudança no nosso estilo de vida.”

 

 

“Para vencer [no futebol] precisamos de ultrapassar o individualismo, o egoísmo e todas as formas de racismo, intolerância e manipulação das pessoas”, afirmou, acrescentando que ser “ganancioso” é um obstáculo, tanto no futebol, como na vida.

 

Nuno Aguiar