Vítor Gaspar precisa de ter uma conversa com Assunção Cristas

07/06/2013
Colocado por: Nuno Aguiar

Terá Cristas tramado Gaspar? Fonte: Negócios.

 

O Governo parece ter um problema com o clima português. Esta manhã, em resposta a uma pergunta de Pedro Marques do PS, o ministro das Finanças justificou os maus resultados do investimento no primeiro trimestre, em parte, com “condições meteorológicas” difíceis que terão prejudicado o sector da construção. “Naturalmente é muito preocupante, sendo no entanto que o investimento no primeiro trimestre foi adversamente afectado pelas condições meteorológicas no início do ano, que afectaram a actividade da construção”, afirmou Vítor Gaspar.

 

Os dados do INE mostram que nos primeiros três meses de 2013 o investimento inverteu a tendência de abrandamento da queda, observada nos dois trimestres anteriores. Entre Janeiro e Março sofreu uma queda de 16,8%, com destaque para a contracção de 25,7% no sector da construção (a pior desde 1995). Contudo, não se pode dizer que esta evolução seja insólita: nos últimos 18 trimestres, apenas em dois houve um crescimento do investimento. Para a construção em específico o cenário é ainda mais negro: nos últimos 44 trimestres (desde 2002!) apenas num deles se registou um aumento do investimento.

 

Antes de apontar o dedo a S. Pedro, talvez Gaspar fizesse melhor em procurar os responsáveis dentro do seu próprio Executivo. Recorde-se que, em Fevereiro do ano passado, foi Assunção Cristas a pedir que chovesse. “Devo dizer que sou uma pessoa de fé, esperarei sempre que chova e esperarei sempre que a chuva nos minimize alguns destes danos. Como é evidente, quanto mais depressa vier, mais minimiza, quanto mais tarde, menos minimiza. Se não vier de todo, não perderei a minha fé mas teremos obviamente de actuar em conformidade”, afirmou a ministra do Ambiente, do Mar, da Agricultura e do Ordenamento do Território.

 

Estaremos perante uma nova fractura na coligação? Será uma frente fria de noroeste a fronteira que Paulo Portas não pode deixar passar?

Nuno Aguiar