Quem tem medo deste pequeno porquinho?

02/03/2011
Colocado por: Rui Peres Jorge

Há umas semanas a “The Economist” titulava uma história sobre os juros de colocação de dívida pública portuguesa com um “Este pequeno porquinho foi ao mercado”. A conceituada revista levava mais além o já conhecido acrónimo para os países do Sul da Europa com dificuldades financeiras (PIIGS), e reduziu Portugal à sua dimensão relativa. Mas, mesmo sendo pequeno, Portugal pode meter medo.

 

 

Crédito: Bloomberg / Steve Pope; Corrida de porcos na Exposição Mundial de Porcos em Iowa, nos EUA

 

 

Dados do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) permitem saber quais as exposições conjuntos dos sistemas bancários de 56 países aos vários países do Sul. A última informação disponível agregada é referente a Setembro de 2010 e a Reuters apresenta-a bem de forma gráfica. Sem surpresa, a última informação disponível, o ranking de exposições a Portugal coloca a Espanha no topo, seguida de Alemanha e França.

 

O Negócios foi um pouco mais longe na análise, socorrendo-se dos dados do BIS, que apresentam informação não só por país mais exposto, mas também pelo sector ao qual há maior exposição. Estes dados são de final Junho (a instituição não se disponibilizou a fornecer informação mais actualizada) podendo estar um pouco inflacionada, uma vez que do ponto de vista agregado os montantes de exposição caíram no terceiro trimestre. Contudo, nada faz crer que o perfil de exposição se tenha alterado de forma significativa, pelo que tomamos a informação disponível como boa.

 

As principais conclusões sobre quem tem medo de Portugal (a não perder a infografia de Nuno Teixeira no Negócios) podem ser sintetizadas assim:

 

1) A Espanha tem, sem dúvidas, medo de Portugal: é a economia mais exposta e os seus bancos destacam-se pelos empréstimos ao sector privado não bancário. A sua integração com Portugal vai bem além do sistema financeiro;

 

2) A exposição alemã a Portugal é apenas metade da espanhola, mas os bancos germânicos foram os que emprestaram à banca portuguesa;  tem por cá qualquer coisa como 12 mil milhões de euros ao câmbio actual;

 

3) Já os bancos franceses são os que têm mais dinheiro em dívida pública, e são também os mais diversificados: contam com créditos/activos sobre Portugal de mais de 10 mil milhões de euros tanto ao Estado, outro tanto à banca, e quase o mesmo ao sector privado não bancário.

 

Portugal é de facto um pequeno porquinho quando comparado com Espanha ou Irlanda. Mas ainda assim, mete medo a muita gente.

 

 

 

 

Rui Peres Jorge