Os europeus não sabem ‘bloggar’

16/03/2012
Colocado por: Pedro Romano

O Bruegel não tem dúvidas: europeans can't blog. O termo de comparação são os blogues americanos, que têm gerado um debate aceso (Naked Capitalism, The Conscience of a Liberal, Noahopinion, entre outros) e inclusivamente trazido figuras de topo para a discussão. O contraste com a Europa é óbvio. O Bruegel dá o conselho: os europeus deviam escrever mais em inglês, a língua franca da economia. Além disso, também estamos a ler:

 

2. What happened to Goldman Sachs? (Justin Fox, Harvard Business Review). A carta de despedida de um dirigente da Goldman Sachs gerou polémica no New York Times. Neste texto, Fox explica como é que uma das sociedades mais conservadoras no pós-Grande Depressão se tornou um gigante sem escrúpulos.

 

3. The worst of all worlds (Economist). A economia americana apresenta três tendências antagónicas: crescimento insuficiente, taxa de desemprego a cair rapidamente e inflação superior ao esperado. A Economist propõe uma solução alternativa para este 'puzzle': o PIB potencial pode estar a ser sobrestimado.

 

4. A proposal for greek financing: self help with reconstruction bonds (Alain De Crombrugghe e Eric De Keuleneer, Vox). Uma proposta para facilitar o financiamento do Estado grego, que consiste na solução (já ensaiada em Portugal) de pagar salários em títulos de dívida, posteriormente transaccionáveis no mercado.

 

5. Tracker mortgages crucial to any deal on resolving bank debt crisis (Simon Carswell, Irish Times). Uma explicação sucinta do que pode estar em causa com a reestruturação de dívida bancária da Irlanda, grande parte da qual está agora nas mãos do Estado.

 

Latest posts by Pedro Romano (see all)