A 20 de Junho de 2013, o Pornhub colocou online não um vídeo, mas um gráfico de linhas. As Finais da NBA entre os Miami Heat e os San Antonio Spurs tinham acabado de terminar e o gráfico mostrava como os acessos ao auto-intitulado maior site pornográfico do mundo* caíram à medida que o interesse pelo basquetebol crescia. Mostrava ainda outra coisa: que o tráfego no site afundou muito mais nas regiões em torno de Miami e San Antonio do que na média dos Estados Unidos.
Este era o gráfico:
Foi o primeiro post de sempre do Pornhub Insights. Um blogue criado para aproveitar a gigantesca base de dados da empresa, de forma a tirar conclusões sobre quem acede ao site e como o faz. A fórmula resultou e os responsáveis do site resolveram apostar definitivamente neste tipo de conteúdo para chamar a atenção do público.
“Há muito tempo que temos acesso a estes dados e inicialmente foi algo que apenas utilizávamos para divertimento de todos no escritório. A determinada altura pensámos “por que não juntar isto tudo em algo digerível, que as pessoas em todo o mundo possam ler e identificar-se?” Quando há grandes eventos como o Campeonato de Mundo [de Futebol], o Super Bowl ou qualquer coisa relacionada com a Kim Kardashian, é absolutamente fascinante ser capaz de relacionar esses eventos internacionais a ganhos e perdas de tráfego.”
As palavras são do vice-presidente do Pornhub, Corey Price, entrevistado por email pelo Negócios. Este tipo de iniciativa tem a vantagem de permitir a um site pornográfico fazer publicidade de uma forma menos agressiva, apelando a uma franja da população que pode até nunca ter ouvido falar dele.
“Em termos de números, a nossa página Insights recebe mais de 400 mil visitas por mês. A cada mês podemos ter à volta de três a cinco histórias muito populares, que têm cobertura mediática. Temos também orgulho em dizer que já fomos notícia em mais de 70 países.”
“Permite às pessoas olharem para a nossa marca de uma forma diferente. Além disso, e talvez mais importante, transmite dados pertinentes relacionados com a nossa marca, assinalando as tendências de populações inteiras em todo o mundo, para que as pessoas vejam, percebam e interpretem.”
Em baixo, podemos ver a evolução do tráfego do site com origem em vários países durante a meia-final entre a Alemanha e o Brasil, que os primeiros venceram por 7-1. No final do jogo, alguns utilizadores fizeram upload do resumo do jogo para o Pornhub com variantes do título “Young Brazilians get fucked by entire German soccer team”. A empresa foi rápida a reagir e brincou na sua conta de Twitter: “Please stop uploading the game highlights to Pornhub… Our public humiliation category is full. #BrazilvsGermany”
Para conseguir fazer este tipo de exercício, o Pornhub tem a trabalhar para si pessoas com perfis profissionais pouco típicos para uma empresa da indústria pornográfica, pelo menos no nosso conhecimento (limitado) da mesma. Segundo a própria organização, o site tem hoje uma equipa de quatro “data scientists”, que cruzam informação com a equipa de marketing e de design para planear os posts do Insights. No total, o Pornhub emprega 100 pessoas.
“Funcionamos como qualquer outra empresa. Fazemos anúncios e atravessamos um processo de entrevistas. Todos os que contribuem para a equipa do Insights são profissionais no seu meio.”
Este departamento de análise de dados tem à sua disposição informações sobre cerca de 50 milhões de visitantes diários. Corey Price diz que o site se esforça para dar aos visitantes “os dados mais relevantes”, apresentados “num formato profissional”. Para dar relevância e actualidade aos posts são muitas utilizados eventos internacionais como pretexto para os publicar. Outra hipótese é esclarecer quais são os hábitos de pornografia de determinado país. Os dados permitiram-lhes chegar a conclusões surpreendentes.
“Cada post da equipa de Insights é surpreendente. Eles encontram dados e estatísticas que o surpreendem. Muitas vezes, as coisas mais interessantes vêm das principais palavras pesquisadas por país. A maior parte dos países procura pelas suas próprias pessoas ou de países vizinhos. É muito interessante. O facto de algumas das pesquisas relacionadas com a família aumentarem durante o Natal (“meio irmão” ou “meia irmã”, sogra, madrasta ou filho adoptivo) é um exemplo de “insight” que nos surpreendeu.”
Outra [conclusão que nos surpreendeu] é o que as mulheres querem, as palavras pesquisadas e as categorias que as mulheres vêem mais que os homens.”
Quão grande é o Pornhub? Segundo os números da própria empresa, em 2014 tiveram 18,35 mil milhões de visitas. 2,1 milhões por hora. 35 mil por minuto. 584 por segundo (!). Por comparação, o Jornal de Negócios tem 200 mil visitas por dia. No ano passado, o Pornhub teve quase 80 mil milhões de visualizações de vídeos. Se calhar, esta é uma boa altura para lembrar que existem 7 mil milhões de pessoas a habitar o planeta Terra.
Os posts de Insights não são as únicas iniciativas do Porhub para chegarem a um público mais mainstream. Em Outubro de 2014, decidiram colocar um cartaz gigante em Times Square, Nova Iorque, para anunciar o site. Mais recentemente, lançaram a Wankband, ou pulseira de masturbação, que tem como objectivo acumular energia através dos movimentos do pulso. No cinema, colaboraram em 2013 com o filme “Don Jon” de Joseph Gordon-Levitt e Scarlett Johansson.
“[Essas iniciativas] fazem parte da nossa estratégia de exposição e desenvolvimento da marca. Embora essas campanhas tenham sido especialmente populares, estamos constantemente a planear campanhas adicionais e novas iniciativas para fazer publicidade ao Pornhub.”
Quem vê? E como vê?
O Pornhub Insights é especialista a escrever sobre si próprio. Quem mais (e menos) o vê? Quando o vê? De que forma o faz? Quanto tempo demora a fazê-lo? Talvez o principal exemplo seja a nacionalidade que mais visita o site. Os Estados Unidos são os líderes destacados nos acessos, seguido pelo Reino Unido e Canadá. A seguir, Índia, Alemanha e França. Portugal não aparece no top 20.
E o que procuram as pessoas no ano passado? A palavra “adolescente” foi a mais pesquisada em 2014, mas foi quase apanhada por “lésbica”.
Costuma dizer-se que a segunda-feira é o dia mais difícil da semana. É também o dia mais popular para ver pornografia. Tirem as vossas conclusões. Sexta-feira é o menos popular. Novembro e Dezembro são os meses mais concorridos.
A procura também não é a mesma durante todo o ano. Os feriados são claramente alguns dos dias com menos visitantes. No Reino Unido, o dia de Natal provoca uma queda de 30% no tráfego médio do site (curiosamente sobe 13% na Rússia). Na Suécia o tráfego cai 71% no Ano Novo (no Egipto, praticamente não há diferenças).
Grandes eventos desportivos são outros dias demau negócio para o Pornhub. O tráfego caiu cerca de 40% na Alemanha e na Argentina durante o dia da final do Campeonato do Mundo de Futebol. Por outro lado, o golpe de Estado da Tailândia, praticamente não alterou os hábitos de consumo de pornografia no país (caiu apenas 4%).
Os nepaleses são os que demoram mais tempo no site: 13 minutos e 39 segundos por cada acesso. Os residentes no Azerbaijão são os mais rápidos: 6 minutos de 26 segundos.
Apenas 23% dos visitantes do Pornhub são mulheres. No Brasil é onde mais mulheres acedem ao site (29%), enquanto a Alemanha tem o menor rácio feminino (13%).
Tal como na indústria dos media, os acessos são cada vez mais feitos através de telemóvel e menos através do computador pessoal. No ano passado, o “mobile” ultrapassou mesmo os desktops (45% vs. 44%). Dos computadores, 83,3% usa Windows e 11,5% usa sistema operativo da Apple. Nos telemóveis, está tudo mais equilibrado: 49,9% usa Android e 40,2% usa iPhone. No que diz respeito aos browsers, o Chrome é o líder claro, representando 49,5% dos acessos.
A utilização que o Pornhub faz do conhecimento que tem sobre quem acede ao seu site é obviamente surpreendente. Mas na era do “big data” não está a fazer mais do que muitas outras empresas mais “convencionais”: aproveitar a sua gigantesca base de dados, olhar para os números, digerir interpretações e apresentá-las de uma forma visualmente apelativa. Mas se este post fosse sobre técnicas de gestão teria lido até ao fim?
*NOTA: O Pornhub diz que é o maior site pornográfico do mundo, mas dados independentes parecem concluir que já foi ultrapassado nessa categoria há alguns meses. Neste momento, deverá ser o terceiro mais visitado.
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