O que acontece se a Grécia sair do euro?

20/03/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

 

Evangelos Venizelos, aqui ainda ministro das Finanças da Grécia num Ecofin em Bruxelas, cargo que deixou esta semana para liderar o PASOK Fonte: Jock Fistick/Bloomberg 

 

Sucedem-se os exercícios de análise aos impactos de uma possível saída da Grécia da Zona Euro. O FMI justificou o seu apoio financeiro no segundo resgate grego com os efeitos que uma saída da Grécia da Zona Euro poderia ter, tendo concretizado os impactos no último relatório sobre o país: corte abrupto do financiamento e da actividade económica, inflação imediata, o que conduziria a uma queda do PIB superior a 10% no ano, e uma contracção da consumo privado ainda superior. Aumentos de salários para compensar os preços também mitigariam as melhorias na competitividade externa decorrentes da desvalorização. Os economistas da instituição continuam: o peso da dívida detida por estrangeiros iria disparar tornando inevitáveis defaults público e privados e os efeitos sobre os outros países fracos do euro seriam graves (Pedro Braz Teixeira chama a atenção para este último ponto e para instabilidade política na Grécia). No VOX, Miranda Xafa, consultora e ex-quadro do FMI, também desaconselha a saída da Grécia do Euro: “A Grécia continuaria a ser o país mais regulado na OCDE e o regresso ao dracma só acrescentaria ao peso da dívida”, escreve. Ainda no VOX surge uma outra proposta que pretende forçar os gregos a poupar e a comprar dívida pública do seu país. Além disso estamos também a ler:

 

2. Consolidação orçamental não garante reduções no rácio da dívida pública, dizem Gianluca Cafiso e Roberto Cellini (VOX)

 

3. Cortes salariais e austeridade vão piorar a crise do euro, por Corrado Andini e Ricardo Cabral (IZA)

 

4.  Ben Bernanke, o vilão – um perfil de Ben Bernanke por Roger Lownstein (The Atlantic)

 

5. Pordata vs INE para conhecer a crise (Ladrões de Bicicletas)

 

6. Insólito das primárias republicanas: Santorum fala do seu ex-vício em pornografia (Insurgente)

Rui Peres Jorge