O Pai Natal desperdiça muito dinheiro

27/12/2011
Colocado por: Rui Peres Jorge

 

Rua de Paris com iluminações de Natal Fonte: Fabrice Dimier/Bloomberg 

 

Até 30% e uma média de 10 mil milhões de euros por ano será o valor financeiro do desperdício, só nos EUA, das prendas oferecidas no Natal. Acreditando em resultados publicados já no inicio dos anos 90, “o Pai Natal desperdiça muito dinheiro”. Como? Através das volumosas perdas que podem resultar das trocas de prendas em época natalícia. Sendo mais preciso, do desperdício resultante de muitos presentes serem pouco valorizados por quem os recebe. E quem já não recebeu (vários) presentes inúteis?  

 

Pedro Rodrigues no 10envolver já referiu o artigo seminal sobre o “peso morto do Natal” (carga excedente, no termo económico) publicado em 1993 por Joel Waldfogel: o economista diz que o facto de muitas prendas não serem valorizadas por quem as recebe ao preço pago por quem as comprou significa que há um desperdício que pode variar entre 10% e 33% do valor gasto em presentes (mais recentemente Waldfogel coloca este desperdício nos 16% ou 10 mil milhões de dólares por ano). 

 

Os resultados têm alimentado debate, artigos em jornais e críticas na comunidade académica. Em Dezembro de 1998 (John List e Jason Shogren também na American Economic Review) analisam resultados conflituantes com os de Waldfogel, para lhe dar razão sobre a existência de um desperdício nas prendas, embora de menor dimensão. E em Março de 2000, também na AER Bradley Ruffle e Orit Tykocinsky dedicam-se às complexas questões metodológicas associadas a estes estudos. Para quem quiser ter a certeza que não contribui para despredicios, o mais simples, pelo menos para as pessoas que não conhece, será oferecer dinheiro. Além disto, estamos também a ler:

  

2. Krugman explica a Lucas a equivalência ricardiana (The Conscience of a Liberal)

 

3. E Stephen Williamson explica porque Krugman está errado nas críticas a Lucas (Stephen Williamson)

 

4. A austeridade orçamental pesa nos serviços de saúde gregos (New York Times)

 

5. Japão negoceia comércio em moedas próprias com Índia e China (Bloomberg)

 

Rui Peres Jorge