Já há Nobel da Economia. Os laureados deste ano são Thomas Sargent e Christopher Sims, pela “pesquisa empírica no domínio da causa e efeito na macroeconomia”. Vale a pena reler esta longa entrevista dada por Sargent há pouco mais de cinco anos, em que o economista fala da sua investigação. Aviso: a entrevista, de 27 páginas, é um pouco técnica. Além disso, também estamos a ler:
2. Paul Krugman fala sobre o “eterno” problema dos modelos económicos. IS-LMentary é uma explicação do modelo mais simples de análise macroeconómica (The Conscience of a Liberal)
3. A importância de Wall Street para a criação de Sillicon Valley's. Não é assim tanta, diz alguém que já lá trabalhou: James Kwak (Baseline Scenario).
4. Entrevista a Richard Easterlin, o pioneiro no domínio da Economia da Felicidade que descobriu que o dinheiro não produz felicidade. Ou não tanta quanto se pensava, pelo menos (Economics Intelligente)
5. A pior recuperação do mercado laboral das últimas recessões?, é a pergunta que faz Mark Thoma. Os EUA deviam estar a criar muitos milhares de postos de trabalho por mês, mas é possível que a taxa de desemprego até piore daqui para a frente (Economist's view)
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012