LTRO ou compra directa de obrigações?

19/04/2012
Colocado por: Pedro Romano

LTRO, bond purchases or both? (Jason Rave, Macro Matters). Neste post, Rave defende que os LTRO do BCE são um mecanismo ineficiente de atingir os objectivos que poderiam ser atingidos através da compra directa de obrigações públicas. Além disso, também estamos a ler:

2. O paradoxo dos subsídios de férias e de Natal (Miguel Madeira, Vento Sueste). Trabalhadores querem, os empresários não. Mas não devia ser ao contrário?

3. Sobre o sistema de pensões (Pedro Pita Barros, Dinheiro Vivo). Nenhuma mudança no sistema de financiamento, defende Pita Barros, altera o problema de fundo: falta de crescimento económico.

4. Research institutites predict german economic growth (Der Spiegel). Um olhar de relance à forma como os alemães olham para a divergência entre a sua economia e as economias periféricas.

5. Spain wants billions for its banks (Der Spiegel). A Espanha faz pressão para que o dinheiro europeu possa ser directamente canalizado para ajudar os bancos.

6. Restruturing european banks to address eurosystem imbalances (Vox, Ossi Lepanen). De novo a polémica do sistema de pagamentos TARGET. Aqui, o economista do Ministério das Finanças finlandês explica como é que o desequilíbrio pode ser tratado.

7. Inequality and keynesian economics (Daron Acemoglu e James Robinson, Why Nations Fail). Será que a desigualdade torna mais difícil a um Governo fazer políticas keynesianas? Acemoglu e Robinson respondem a Paul Krugman.

 

 

Latest posts by Pedro Romano (see all)