Já há resultados eleitorais na Grécia, embora não haja governo. O Der Spiegel faz a análise das eleições e das perspectivas de agora em diante. New democracy victory gives hope for Greece é a peça do jornal alemão. Além disso, estamos a ler:
2. G-20 said to discuss global stimulus (Bloomberg). As maiores economias do mundo estão reunidas, e é possível que haja um acordo para o crescimento. A Bloomberg explica o que se sabe neste momento.
3. Greece as victim (Paul Krugman, New York Times). Paul Krugman expõe o problema grego segundo uma narrativa diferente, em que a Grécia foi vítima de influxos de capital, e não culpada de instabilidade orçamental.
4. Mansion house myths and excuses (Simon Wren-Lewis, Mainly Macro). Uma resposta ao ministro das Finanças inglêses, George Osborne, que afirmou que a política orçamental seguida pelo Reino Unido revelou-se acertada, tendo em conta a elevada inflação. Não é bem assim, defende Wren Lewis.
6. Foreign exchange intervention and the fundamental trilemma of international finance (Michael Bordo & Owen Humpage, Vox). Uma discussão interessante acerca da “trindade impossível” da economia financeira internacional – não é possível ter uma política monetária independente, taxas de câmbio flutuantes e fluxos de capitais livres.
7. The implicit subsidy of banks (Joseph Noss & Rhiannon Sowerbutts, Vox). Dois académicos mostram uma forma simples e elegante de calcular os subsídios que o sector bancário recebeu durante a crise.
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012