Há Governo na Grécia

21/06/2012
Colocado por: Pedro Romano

New Government, but no new beginning in Athens. Duas eleições, quase dois meses e muitas manchetes nos jornais europeus depois, a Grécia tem novo Governo. Mas a diferença face a Maio não é muita: mantêm-se os partidos de coligação e “sobe” mais um outsider. As coisas, reporta hoje o Der Spiegel, podem não ter mudado assim tanto. Além disso, estamos a ler:

 

2. Eurozone debt crisis weighs on Germany (FT). A Alemanha está a perder força e pode passar por uma contracção já no segundo trimestre. O FT evidencia os sinais. 

 

3. Time to pay up and end this crisis (Charles Wyplosz, Vox). Wyplosz explica por que é que a ajuda à Grécia foi um erro e por que é que, agora, a austeridade deixou de ser uma opção. Reestruturação na Grécia, Irlanda, Portugal, Itália, Espanha e talvez até França são condições essenciais para limpar os maus activos e dar largas ao 'poder de fogo' do BCE.

 

4. Eurozone choked by an accounting identity (Brender, Gagna & Pisani, Vox). A poupança, investimento e saldo financeiro de um país é igual à soma dos itens de sector institucional que o compõe. Neste artigo, Brender e os seus colegas explicam o que significa esta identidade e que implicações tem para uma economia que tenta desalavancar em conjunto.

 

5. Europe needs a Federal Reserve (Aaron Tornell & Frank Westermann, New York Times). Dois economistas defendem mais poder para o BCE. Só com regulação centralizada, e votos proporcionais ao capital nacional, será possível dar ao BCE armas para impedir a fuga de capitais da periferia.

 

6. Confirming Ricardo (Peter Dizikes, MIT). Confirmação empírica de uma das ideias mais antigas e elegantes da economia. Os interessados no tema podem também estar interessados num ensaio de Krugman acerca do tema: Ricardo's difficult idea.

Latest posts by Pedro Romano (see all)