FMI reconhece oficialmente vantagens de controlo de capitais

04/12/2012
Colocado por: Rui Peres Jorge

A crise impôs algumas alterações nos consensos dominantes em torno da condução da política económica. Para muitos, e provavelmente com razão dada a resistência institucional às mudanças, estas alterações não foram as suficientes. Ainda assim, não passa despercebido o facto de o FMI passar oficialmente a defender as vantagens de controlos de capitais. Como nota a Bloomberg, o apoio é limitado a condições muito específicas (países sem margem para mexer em taxas de juro ou que estejam a ser excessivamente afectados por movimentos de capitais) mas ler, numa posição institucional de Washington, que apesar dos fluxos de capitais terem vantagens, é preciso reconhecer que  “também acarretam riscos, que podem ser aumentados por falhas na estrutura financeira e institucional de países” merece nota. Além disso estamos a ler:

  

2. Is There a Case for Optimism About the Eurozone? Yves Smith faz uma análise pouco animadora da crise europeia. Mas para os optimistas, o texto no Naked Capitalism parte de  uma visão mais animadora de John Dizard, no FT. 

 

3. La UE aplaza al 12 de diciembre las negociaciones sobre la unión bancaria. O El País vinca a incapacidade dos líderes europeus de chegarem a acordo sobre a união bancária, esclarecendo o que está em cima da mesa das negociações.

 

4. The Eurozone after the November Eurogroup ‘Greek Deal’: On the current state of play. Yanis Varoufakis, o economista grego que se tem destacado nas criticas à estratégia europeia anticrise, diz que o acordo europeu sobre a Grécia é mais um passo para a desgraça grega e europeia.

 

5. The wrong benchmark for tax rates. António Fatas dá uma achega para o debate sobre funções do Estado vincando que os custos de alguns bens oferecidos pelo Estado – como a Saúde – têm subido muito. E isso nada tem a ver com o Estado. Para debater níveis de impostos é essencial definir primeiro que serviços se querem do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Rui Peres Jorge