E se o BCE puder dizer asneiras dentro da igreja

19/12/2011
Colocado por: Rui Peres Jorge

 

Mário Draghi numa conferência em Frankfurt em novembro. Fonte: Hannelore Foerster/Bloomberg

 

“O BCE, como herdeiro do Bundesbank, considera que a compra de obrigações soberanas pelos bancos centrais é como dizer asneiras na igreja: pura e simplesmente não é feito”. É assim que Willem Buiter, o agora economista-chefe do Citigroup, responde a Tom Keene, sobre porque é que o BCE ainda não actuou. O inspirado início da conversa a meio de Novembro segue depois uma análise da crise europeia e do potencial “default” grego, mas mais ou menos peloa minuto 5″ o economista britânico avança uma proposta de intervenção do BCE no mercado de dívida sem criar pressões inflaccionistas (a entrevista em vídeo foi a 16 de Novembro). Ilian Mihov faz um resumo da proposta de Buiter, que passa essencialmente por usar os lucros do BCE (de senhoriagem) para financiar compras de dívida de países em dificuldades. Neste caso, não haveria impressão de moeda para financiar as compras. Draghi, numa entrevista publicada hoje, quebra o tabu e fala sobre uma desagregação do euro. Mais logo, às 15:30, vai ao Parlamento Europeu. Além disso estamos também a ler:  

 

2. A desalavancagem bancária no panorama europeu e os efeitos da dívida soberana, descrevem Stephen Kinsella e Vincent O'Sullivan (VoxEU.org)
 

 

3. Antonio Fatas descreve “um pacto europeu de instabilidade e estagnação” (Antonio Fatas e Ilian Mihov)

 

4. Daniel Gros desenha estratégia de sobrevivência para Itália: os italianos terão de comprar a dívida do próprio país (VoxEU.org)

 

5. As lendas sobre o sucesso irlandês, por Paul Krugman (The Conscience of a Liberal)

 

6. Vaclav Havel sobre teatro e política (Project Syndicate)

 

 

 

Rui Peres Jorge