“Abenomics” vai salvar o Japão?

17/05/2013
Colocado por: Rui Peres Jorge

 

Shinzo Abe, o primeiro-ministro japonês esta semana em Tóquio Fonte: Kiyoshi Ota/Bloomberg

 

O primeiro ministro japonês que entrou em funções em Dezembro elegeu como objectivo acabar com a deflação e retirar o País da profunda crise que atravessa. Para isso decidiu usar todos os instrumentos disponíveis num plano que já foi baptizado por “Abenomics” e que inclui um plano de investimento público (100 mil milhões de euros), uma política monetária agressiva, e um plano de desenvolvimento industrial baseado em tecnologia – que deverá apresentar hoje, escreve a Bloomberg. Com Abe no poder, o iene desvalorizou e a bolsa disparou; as exportações subiram e o consumo também. No entanto, o investimento ainda não chegou para suportar a retoma e a deflação continua. A “Abenomics” está no palco mediático internacional e ocupa um espaço de destaque no “Estamos a Ler” de hoje:

2. Abe’s master plan. A The Economist faz o balanço dos cinco meses do plano de Abe baseado em forte estímulo económico e numa mensagem nacionalista. “A política económica parece melhor que o nacionalismo”, lê-se na edição desta semana.

 

3. El experimento japonés dispara el PIB. O El País também dá a sua versão da experiência japonesa, considerando que, por enquanto, oferece um balanço misto.

 

4. Consumers put at the heart into Japan growth. O Financial Times descreve a evolução da economia japonesa, que cresce hoje ao ritmo mais rápido entre as sete maiores economias do mundo, mas continua em deflação e com falta de investimento.

 

5. The myth of liquidity and bubbles in financial markets. Antonio Fatas faz uma critica à análise de Gillian Teett no FT sobre a asserção de que a subida das bolsas se deve à imensa liquidez injecta pelos bancos centrais.

6. ECB eyes supervisor role to squeeze weak banks. A Reuters analisa a forma como o BCE poderá usar a nova informação sobre a saúde dos bancos para pressionar os bancos mais fracos e limitar o apoio que concede via politica monetária.

Rui Peres Jorge


1 Comentário em ““Abenomics” vai salvar o Japão?

Os comentários estão fechados.