A era da repressão financeira

26/03/2012
Colocado por: Pedro Romano

Inflação, crescimento, austeridade. Há muitas formas típicas de afrouxar a pressão sufocante da dívida pública. E depois há as heterodoxas, como a pressão financeira. Financial repression: then and now, de Carmen Reinhart e Jacob Kirkegaard, explica em que consiste o mecanismo e onde é que ele já está a ser sibilinamente implementado. Além disso, também estamos a ler:

 

2. Whither Europe? (Michael Boskin no Project Syndicate). Três perspectivas para uma Europa que não vai sair da crise com a mesma arquitectura que tinha quando entrou nela.

 

3. Lessons from Japan (Tim Duy no Econbrowser). As lições (ou não-lições…) da década perdida do Japão e dos limites da política monetária.

 

4. A contingent economy requires contingent policies (Lawrence Summers no Washington Post). Uma proposta de acção política: política expansionista no curto prazo e um compromisso orçamental de longro prazo.

 

5. Cochrance blasts austerity and stimulous (Noah Smith, Noah Opinion). Resposta a John Conchrane, que defendeu que a austeridade prejudica o crescimento… mas que os estímulos económicos não o promovem.

 

6. Monti signals spanish euro risk as EU to bolster firewall (Bloomberg). O primeiro-ministro italiano alerta para a situação das contas públicas espanholas.

Latest posts by Pedro Romano (see all)