A dívida pública não interessa

04/01/2012
Colocado por: Pedro Romano

Só interessam os impostos e a despesa. Esta é pelo menos a opinião de Antonio Fatas e Ilian Mihov, num artigo publicado no Global Economy. A opinião vem na sequência de um longo (e técnico) debate da blogosférica económica acerca dos problemas do défice orçamental. Algumas opinião acerca do assunto: Krugman (1, 2, 3 e 4), Noah Smith, Mark Thoma, James Hamilton.

 

2. Crowding out and hyperinflation watch, por Menzie Chinn. O barómetro da inflação americana ainda não aponta para qualquer subida nos preços. Na verdade, mostra Chinn, todos os indicadores prospectivos dão a entender que as expectativas estão fortemente ancoradas (no Econbrowser).

 

3. Heterodoxy and the Economist, por Perry Mehrling. Quais os contributos que as correntes heterodoxas da economia podem dar para o pensamento “mainstream”? A Economist fez recentemente uma reportagem acerca do tema. Mehrling complementa (no The Money View).

 

4. Climate change – our real bequest to future generations, por Dean Baker. Baker argumenta que não faz sentido ver o défice orçamental como um “legado pesado” deixado aos jovens. Um “legado pesado” é algo que destrua a capacidade produtiva futura – como a falta de investimento, o fim da escola pública ou… o aquecimento global (no The Guardian).

 

5. Rethinking the growth imperative, por Kenneth Rogoff. A crise económica tem sido terreno fértil para a emergência de novas perspectivas, mesmo entre economistas “do sistema” (Rogoff foi economista-chefe do FMI). Neste artigo, o académico de Harvard levanta a questão: quais devem ser os objectivos de política pública num mundo em que as necessidades básicas estão claramente satisfeitas? (no Project Syndicate)

 

6. The decline and fall of the euro?, por Dan Gros. Do que precisa a Zona Euro para sobreviver? Gros argumenta que as prescrições são simples: um perdão de dívida parcial a alguns dos devedores, acção do BCE para garantir o financiamento directo a Estados solventes mas sem liquidez e, claro, ajustamento orçamental na periferia. O problema não é técnico: é político (no Project Syndicate).

 

 

Latest posts by Pedro Romano (see all)