Mais tempo e mais dinheiro. A Grécia pode estar mais próxima de ter Governo e, por conseguinte, de obter melhores condições para o programa de ajustamento. O Der Spiegel continua a cobrir o assunto em Greek coalition could be expensive for Germany (Der Spiegel). Além disso, também estamos a ler:
2. Euro crisis shifts to Spain as Merkel faces G-20 pressure (Bloomberg). A Bloomberg acompanha as negociações do G-20.
3. What part of austerity isn't working don't people get? (Jared Bernstein, Rolling Stone). Bernstein critica a opção pela austeridade e explica por que é que a política não vai funcionar.
4. What Bernanke and the Fed can do to save the US economy (Dean Baker, Guardian). Com a taxa de juro de curto prazo em 0%, o que pode a Fed fazer mais? Baker dá duas respostas.
5. Firm evidence on tax multipliers (Karel Mertens & Morten Ravn, Vox). Mais evidência em relação aos efeitos multiplicadores dos cortes de impostos. O estudo empírico é construído utilizando 'inputs' do casal Romer e de Blanchard. A ler e reler.
6. Escaping debt traps (Carlo Padoan, Sila & Van der Noord, Vox). Três economistas argumentam que a periferia está presa num 'mau equilíbrio' de juros altos e fraco crescimento. Um mecanismo de controlo dos juros pode levá-la para um bom equilíbrio.
7. Extension needed on the irish banks liquidity target date (Gregory Connor, Irish Economy). A Irlanda também deve precisar de renegociar prazos com a troika. Em causa está a desalavancagem da banca, como explica Gregory Connor.
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012