Espanha e Itália são dois casos diferentes. O argumento é feito em Can Spain and Italy export their way out of trouble? , por Uri Dadush e Zaahira Wyne (no Vox). As comparações macroeconómicas estão hoje em destaque:
2. Latvian competitiveness (Paul Krugman, The Conscience of a Liberal). Krugman olha para os números e relativiza o “sucesso” da desvalorização interna letã. O PIB continua, hoje, 16% abaixo do “pico” atingido em 2008.
3. Lessons from Latvia (Olivier Blanchard, IMF direct). O economista-chefe do FMI responde a Krugman, olhando para os números da Letónia de forma diferente.
4.Breaking the negative feedback loop (Larry Summers, Reuters). Summers argumenta que, com taxas de juro reais perto dos 0%, este é o momento para os Governos “trancarem” o custo do seu financiamento e emitirem tanta dívida quanto o necessário.
5. College is mostly about human capital (Noah Smith, Noah Opinion). Por que é que vamos para a Universidade? Noah Smith dá uma aqui uma interessante resposta, que põe a tónica num tipo muito específico de “capital humano”.
6. The German response (Martin Wolf, Wolf Exchange). Martin Wolf debate a estratégia alemã para a Zona Euro com um alto responsável germânico. Imperdível.
7. International rules for capital controls (Olivier Jeanne & Arvind Subramanian, Vox). Dois académicos defendem um plano internacional de coordenação para controlo de capitais, à semelhança do que já existe para o controlo dos fluxos comerciais.
A
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012