The ECB's proportionate response to the euro zone debt crisis (Vox, Bernard Delbecque). Paul de Grauwe tem defendido que o BCE poderia ter ajudado a Zona Euro de forma mais eficaz comprando dívida pública directamente em vez de o fazer através dos LTRO. Um colega da Universidade de Leuven diz que não é bem assim. Além disso, também estamos a ler:
2. China to let in more foreign investment (Financial Times). O FT escreve hoje sobre o percurso da China em direcção a uma conta de capital liberalizada. Ontem, foram dados mais alguns passos.
3. Las cuentas amenázan la recuperación (El País). Já há Orçamento, e é o mais austero da democracia. Faz lembrar alguma coisa? Pois faz, mas falamos de Espanha. O El País sistematiza os principais pontos.
4. Monti reaches deals with main parties on Italy Labor Law overhaul (Bloomberg). O Código Laboral vai ser liberalizado. Mas, desta vez, em Itália.
5. Draghi testes ad Germany pay deals add to euro divergence (Bloomberg). Os sindicatos alemães estão a pedir (com sucesso, ao que se ouve) aumentos salariais na casa dos 6%. Um problema para Mario Draghi?, pergunta a Bloomberg.
6. The simple analytics of soaking the rich (Paul Krugman, The Conscience of a Liberal). Os benefícios de “espremer” os ricos, segundo uma curiosa análise microeconómica de Paul Krugman.
7. The euro divorce (António Fatás, The Global Economy), ou por que é que não é assim tão claro que a desvalorização cambial seja a panaceia para os males da periferia europeia.
8. Describing DSGE (Macro Matters, Jason Rave). Uma introdução a modelos económicos para geeks ao nível da licenciatura e um contributo para um debate interessante entre Paul Krugman, Simon Wren Lewis e outros macroeconomistas.
A
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012