Qual é a verdadeira estratégia do BCE? A pergunta parece simples, mas as pressões políticas que rondam Frankfurt, bem como a linguagem cifrada dos bancos centrais, tornam difícil perceber exactamente o que vai na cabeça de Mario Draghi. The ECB's thrillion euro bet, por Charles Wyplosz (no Vox) é um dos melhores contributos para compreender a situação. Além disso, também estamos a ler:
2. Here's how Greece would leave the euro, por Simone Foxman. Uma análise rigorosa do que poderia acontecer caso a Grécia acabasse mesmo por sair do euro (no Business Insider).
3. Is capitalism in crisis, por Gary Becker. O FT colocou a questão a vários economistas. Becker dá aqui a sua resposta: não, mas talvez precise de alguns ajustes de pormenor no sector financeiro. Sim, mais exigências por parte dos reguladores (no Becker-Posner blog).
4. We should sign up to fiscal treaty despite its serious flaws, por Karl Whelan (no Irish Times). O irlandês explica aqui por que é que o Fiscal Compact, discutido ao nível europeu, não se fundamenta no consenso económico actual. Ainda assim, a Irlanda devia adoptá-lo.
5. Bubbles and economic potencial, por Paul Krugman. Mais uma acha para a fogueira em torno do debate iniciado pelo presidente de um dos bancos distritais da Fed: pode um choque no valor de activos reduzir o PIB potencial? (no The Conscience of a Liberal).
6. Home bias and credit crunch, por Andre Presbitero, Gregory Udell e Alberto Zazzaro (no Vox). Um artigo interessante acerca da reacção do sistema bancário choques económicos. Ao contrário do que seria de esperar, há um “enviesamento nacional”: corta-se mais crédito a quem está mais longe, mesmo que tenha melhores negócios.
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012