Pode parecer uma piada de mau gosto, mas esta parece ter sido mesmo a atitude que vigorou na própria Reserva Federal até ao final do mandato de Alan Greenspan. A Fed revelou esta semana as minutas dos encontros e o Washington Post analisou-as minuciosamente. O resultado? Piadas quando se falava de um colapso do mercado imobiliário e elogios – muitos – ao brilhantismo do “maestro”, à altura prestes a aposentar-se. Greenspan chegava a ser apelidado de “Yoda da política monetária”. Além disso, também estamos a ler:
2. Welcome, economist, to the desert of the real, por Noah Smith. Qual é a importância da experiência em economia? E como é que os postulados que estão na base da microeconomia (comportamento racional, preferências reveladas, transitividade) podem ser articulados com as descobertas da neuroeconomia e na economia comportamental, que refutam empiricamente estes pressupostos? Noah Smith dá uma resposta (no Noah Opinion).
3. Understanding the literature of economics, por Brad DeLong. O estilo truculento de Krugman gerou polémica na blogosfera, com alguns a defenderem que o académico de Princeton deveria optar uma postura mais contida – “à David Hume”, como defendeu Tyler Cowen. DeLong defende, neste texto, que que essa estratégia seria contraprodutiva (no Grasping reality with both hands).
4. Will Obama's military cut's hurt the economy?, por Mark Thoma. Os programas de despesa militar norte-americanos vão sofrer cortes agressivos ao longo dos próximos anos. Tendo em conta a conjuntura económica, o impacto macroeconómicos das medidas não pode ser desprezado. Neste post, Thoma explica o que se pode esperar (no Economist's View).
5. The perils of 2012, por Joe Stiglitz. O Nobel da Economia de 2001 faz as suas previsões para 2012, e explica por que é que não está optimista em relação ao comportamento da economia americana e em relação às tensões políticas que começam a aparecer no horizonte (no Project Syndicate).
6. Are we almost out of the liquidity trap?, por Paul Krugman. Uma resposta a Greg Mankiw, que defendeu que a armadilha de liquidez está praticamente a acabar (num post que citámos aqui no Massa Monetária).
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012