Será que o capitalismo vai resistir à crise financeira e económica? Esta é a pergunta que o economista Kenneth Rogoff faz na sua coluna de hoje do Project Syndicate – Is modern capitalism sustainable? O capitalismo, diz o antigo economista-chefe do FMI, produziu um crescimento fenomenal da riqueza durante os últimos dois séculos, mas à medida que as principais necessidades vão sendo satisfeitas, tornam-se mais óbvios os seus subprodutos nefastos: desigualdade, problemas ambientais, etc. Além disto, também estamos a ler:
2. Keep the IMF out of Europe, por Mario Blejer e Eduardo Levy Yeyati. Os economistas argentinos analisam a intervenção do Fundo na Europa e apontam os problemas que a opção levante. Nomeadamente, o precedente que abre ao fazer com que o Fundo entre com o dinheiro que a Alemanha não está disposta a usar (no Project Syndicate).
3. The question of the eurobonds, por Richard Posner. O economista explica o problema que a criação de obrigações levanta na Zona Euro e o jogo de interesses divergentes que não pára de adiar a sua concretização. What a mess!, é a conclusão.
4. Eurobills, no eurobonds, por Christian Hellwig e Thomas Philippon. (no Vox.eu). E se em vez de emitir eurobonds, a Zona Euro emitisse… bilhetes do Tesouro Europeu? Os títulos, de curto prazo, preencheriam uma parte das necessidades de financiamento dos Estados e seriam monitorizados de forma muito próxima. O facto de serem renovados mais frequentemente permitiria limitar o “risco moral”.
5. Know what you're protesting, por Gregory Mankiw. O professor de Harvard fala acerca do “protesto” de um grupo de alunos que saiu da sua sala como forma de contestar a maneira como a economia está a ser ensinada (no New York Times). No Econspeak, Peter Dorman responde a Mankiw, num assunto que tem gerado muitos comentários na blogosfera “económica”.
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012