Não é só na Grécia que a austeridade está a ter dificuldades em colocar as contas em ordem. Chris Dillow faz as contas para o Reino Unido e mostra como as coisas também não estão a correr muito bem em terras de Sua Majestade. O blogger britânico descarta também os argumentos invocados pelo ministro das Finanças George Osborne (no Stumbling and Mumbling). Para além disto, também estamos a ler:
2. Does Europe have a Korean option? por Simon Johnson. O antigo economista-chefe do FMI – e um dos que previu que Portugal seria também arrastado para a ajuda externa – fala das soluções europeias para a crise e defende que, com ou sem reformas estruturais, a desvalorização do euro poderá ser a solução de último recurso (no Project Syndicate).
3. Trade tensions mount, por Simon Evenett. As restrições ao comércio continuam a crescer desde 2009, apesar de o “problema do proteccionismo” praticamente ter desaparecido dos discursos oficiais. O alerta é dado por uma autoridade: Evenett, economista do CEPR e da Universidade de St. Gallen, lidera o Global Trade Alert, um projecto iniciado há três anos para monitorizar as restrições ao comércio postas em marcha um pouco por todo o globo (no Vox.eu).
4. Can Italy be saved?, por Michael Spence. Uma análise à situação italiana, ao risco que a maior economia latina coloca à Zona Euro e ao que a união monetária (ainda) pode fazer para evitar que o euro comece a “cair aos bocados” (no Project Syndicate).
5. The pros and cons of vocational education, por Eric Hanushek. A educação vocacional costuma ser elogiada e incentivada por aparentemente aumentar a empregabilidade dos jovens. Neste artigo, a maior autoridade de economia da educação explica que os benefícios reduzem-se substancialmente quando se prolonga o período de análise até aos 50 anos. Aparentemente, quem segue a educação vocacional “troca” uma entrada mais fácil no mercado laboral por maior dificuldade a encontrar emprego à medida que os anos passam (no Vox.eu).
- Uma Cimeira turbulenta - 28/06/2012
- Anna Schwartz (1915-2012) - 27/06/2012
- Uma crise inevitável - 27/06/2012