Arquivo mensal: Março 2016

O que Henrique Raposo diz sobre o Alentejo é verdade?

21/03/2016
Colocado por: Nuno Aguiar

 

É um eufemismo dizer que o livro de Henrique Raposo foi recebido com animosidade, principalmente na actual capital internacional da indignação: as redes sociais. É difícil dizer se o problema das pessoas é com aquilo que Raposo diz ou com a forma como o disse. Com o que escreveu dificilmente é, porque muitos admitiram não ter lido o livro.

 

Depois da ira e dos insultos, começam a surgir as primeiras recensões. O nosso objectivo não é fazer uma crítica literária a “Alentejo Prometido”, mas sim pegar em alguns factos muito concretos referidos no livro e tentar ver se os dados os corroboram. Escolhemos aqueles que causaram mais nervosismo e deixámos de fora afirmações pouco surpreendentes (como Alentejo ter uma baixa densidade populacional) e para as quais não conseguimos encontrar dados e que o autor não revela a fonte (números de criminosos no final do século XIX ou a emigração de distritos alentejanos nos anos 50). Ficámos com suicídios, violações, uniões de facto, filhos fora do casamento, catolicismo, divórcios e analfabetismo.

 

raposo

Fotografia de Bruno Simão.

Ler mais

4 riscos e 4 almofadas do Orçamento de Centeno

15/03/2016
Colocado por: Rui Peres Jorge

Centeno

Crédito: Rodrigo Gatinho

 

A proposta de Orçamento do Estado de Mário Centeno que será aprovada a 16 de Março foi alvo de críticas quanto à prudência do exercício, pelo que vale a pena sistematizar quatro riscos e quatro almofadas do plano orçamental.

 

Ler mais