Um taxa sobre ricos… salários
O tão falado imposto sobre os ricos foi hoje conhecido. Basicamente consiste numa sobretaxa que incidirá sobre os rendimentos colectáveis acima de 66,5 mil euros, ou seja 4.750 euros por mês (não confundir com rendimento bruto, que, variando consoante as deduções fiscais de cada um, tende a ficar um bom bocado acima).
Os professores que hoje não foram colocados ficarão também sem indemnização?
O ministro Nuno Crato herdou mais uma “batata quente” e terá que decidir rapidamente se os professores contratados que não obtiveram colocação vão ou não ter direito a indemnização. A questão ganha premência no dia em que se ficou a saber que mais de quatro mil docentes ficaram sem colocação nas escolas nesta primeira fase.
Com a verdade me enganas
O Governo anunciou hoje a criação de um passe social novo, denominado passe social +, que beneficiará as pessoas que, em média, ganhem menos de 545 euros brutos por mês. Em comunicado de imprensa, o Ministério da Economia explica que “todos os restantes títulos de transporte, acessíveis à generalidade da população, [mantêm] as mesmas condições que actualmente se encontram em vigor”.
Os ricos querem tomar conta dos pobres antes que os pobres tomem conta deles
O tema da contribuição dos ricos para o saneamento das contas públicas saltou para as páginas dos jornais com o artigo de Warren Buffet no qual o multimilionário norte-americano exortava o governo do seu país a acabar com os mimos dados aos ricos, reclamando uma “justa repartição de sacrifícios”.
17
O duplo olhar sobre o negócio das farmácias
A polémica do negócio das farmácias estalou ontem com a auditoria do Tribunal de Contas que defende a redução das margens de lucro neste sector. Hoje, o Negócios noticia a degradação da situação económica e financeira das farmácias. O Massa Monetária mostra-lhe como se pode ter duas opiniões tão antagónicas sobre um mesmo negócio.